• Moradores da Rua Fonseca Ramos denunciam supressão de vegetação em encosta

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/08/2022 11:30
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    O desmatamento florestal é um dos crimes ambientais mais registrados em Petrópolis, segundo o Linha Verde, programa do Disque Denúncia para recebimento de informações sobre ilícitos ambientais. Desde 2017, 682 crimes do tipo já foram denunciados no município. Na Rua Fonseca Ramos, no Centro, moradores denunciam uma ação de corte de vegetação em um terreno particular, que eles acreditam ser irregular. Autoridades foram procuradas, mas nada foi feito.

    “Ligamos para vários órgãos, mas ninguém apareceu. Querem construir residências no terreno e já compraram material. No local em que o desmatamento está ocorrendo tinha uma manilha que foi entupida pelo material jogado, fazendo a água entrar na casa de uma senhora. Nós não queremos que outra tragédia aconteça”, conta uma moradora que preferiu não se identificar.

    “Uma grande área já foi desmatada, a vegetação já foi retirada de cima das pedras, embaúbas foram cortadas e nada é feito. Além disso, a obra avançou mais de 30 metros além da delimitação do terreno”, conclui a moradora.

    No início deste mês, várias denúncias sobre o caso foram feitas ao Linha Verde, que as repassou para as autoridades fiscalizadoras tomarem uma providência. Mas ninguém foi até o local. 

    A Tribuna de Petrópolis procurou a Polícia Militar Ambiental, que afirmou que “realiza regularmente ações para prevenir e coibir práticas criminosas envolvendo animais silvestres. Além do CPAm, os batalhões de área da Polícia Militar também verificam ocorrências diante de acionamento ou situações de flagrante”.

    Após a publicação da matéria, a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura entrou em contato com o jornal e informou que esteve no dia 16 de agosto na Rua Fonseca Ramos, 175 (Vila Moacyr), no Centro, e autuou pelo corte ilegal de cinco árvores o proprietário do lote 20. De acordo com a fiscalização, a autuação foi feita com base na Lei Municipal 6.389, de 2006. O autuado está sujeito a multa de R$ 2,5 mil pela infração ambiental.

    Denúncias sobre corte ilegal de árvores e outras agressões ambientais podem ser feitas à Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura pelo telefone 24 2246-9241.

    *Matéria atualizada às 14h06 para inclusão do posicionamento da Secretaria de Meio Ambiente.

    Últimas