Comida sem condições de consumo no Extra
Fiscais do Procon de Petrópolis descartaram na sexta-feira (23) 14kg de alimentos impróprios para consumo, na loja do Supermercado Extra, no Alto da Serra. Na ação realizada pelo Procon Petrópolis e por uma equipe da Vigilância Sanitária foram encontrados pacote de peixe, sobrecoxa de galinha, farofa pronta e pão entre outros tipos de alimentos fora das condições ideais de armazenamento. Os produtos foram descartados. A atividade faz parte do Mês do Consumidor que organiza para a próxima segunda-feira (26) uma ação itinerante na Praça Pasteur, no Castelânea, de 13 às 17h.
A ação fiscalizatória ocorreu à tarde no supermercado. Do total descartado, 11,34kg estavam com embalagens variadas, 2,4kg fora de condições ideais para consumo e 1kg fora da validade. “Estamos sempre em consonância com o Procon na contenção dos riscos sanitários, defesa do consumidor e na apuração das denúncias. Essa consonância é essencial e a população só tem a ganhar”, disse a coordenadora da Vigilância Sanitária, Dayse Carvalho.
“Agimos e continuaremos agindo com rigor neste sentido. Os supermercados devem estar enquadrados dentro das normas não só de saúde, mas do Código de Defesa do Consumidor. Neste mês preparamos uma série de ações porque nossa prioridade é sempre o consumidor. Também acreditamos que esse tipo de fiscalização funciona como uma forma de prevenção, uma vez que ocorre antes de uma denúncia em si ou da ocorrência de um problema propriamente dito”, destaca o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.
Além da fiscalização nos supermercados, equipes do órgão deram continuidade sexta-feira à ação fiscalizatória nos polos de moda do Centro. Rua do Imperador, 16 de Março e Rua Teresa foram fiscalizadas sobre precificação em vitrines, caderno de reclamações e Código de Defesa do Consumidor (CDC), em 245 lojas. A ação foi acompanhada pelo vereador Jamil Sabrá. Além disso, também foram realizadas palestras nas escola Monsenhor João de Deus e Avelino de Carvalho.