A estação das frutas começa nesta terça-feira
“Amo o frescor dessa época”. “Prefiro o calor intenso”. “Para mim, só o frio é satisfatório”… Como sempre as redes sociais estão repletas de opiniões sobre os mais diversos assuntos e, nessa segunda-feira (19), um dos mais comentados foi a chegada da estação mais amena do ano, que marca a transição entre o verão e inverno. Hoje às 13h15 começa oficialmente o outono. O horário, segundo meteorologistas, coincide com o momento em que a Terra recebe a mesma quantidade de energia solar tanto no Hemisfério Sul quanto no Hemisfério Norte.
A estação deve ser marcada pelo fim do fenômeno Lá Niña, registrado durante o verão, e o retorno das precipitações para as áreas que vinham sofrendo com a falta de chuva. A tendência é de que o outono seja mais úmido que o normal na maior parte do país. Em relação às temperaturas, sem o La Niña para desviar as massas de ar frio para o Oceano, as ondas de frio conseguem avançar com mais facilidade sobre o Centro-Sul do país. Mas isso não significa frio contínuo.
Já nas Regiões Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas se tornam mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC, chegando a valores inferiores a 10ºC nas regiões serranas. Nestas mesmas áreas, as temperaturas máximas oscilam entre 18ºC e 28ºC. Nas Regiões Norte e Nordeste, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC e 32ºC.
A estação das frutas
Além da característica única nas temperaturas, o outono é conhecido como a estação das frutas. Por isso, os amantes delas têm mais motivos para comemorar o período. Dentre todas as frutas cultivadas no Brasil, algumas se destacam durante o outono, como o abacate, a banana, o caqui, o maracujá e a tangerina. E cada uma delas oferece diferentes benefícios para saúde..