• Patrulha Maria da Penha atendeu mais 1,3 mil vítimas de violência doméstica em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/08/2022 17:56
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Em três anos de atividade, o Programa Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, já realizou 1.374 atendimentos em Petrópolis, sendo que 1.248 fazem parte do programa. Na Região Serrana, Petrópolis é o município com o maior número de atendimentos. 

    No interior do estado, Niterói lidera a lista com 2.116 atendimentos, sendo 2.007 no programa. O município com o menor número de atendimentos é São José do Vale do Rio Preto com 284 vítimas, sendo 230 inseridas no Maria da Penha. O número de mulheres em situação de violência atendidas no interior é o maior em todo o estado, foram 53.210 vítimas. Dessas, 17.073 estão inseridas no programa. Já na Capital, foram 58.692 atendimentos, com 14.125 inseridas no programa.

    De agosto de 2019 até hoje, foram feitos 133.695 atendimentos às mulheres em situação de violência em todo o estado. Lançado em agosto de 2019, o programa de prevenção à violência contra mulher opera em todo o território estadual com 45 equipes especializadas. Estão cadastradas hoje no programa 36.994 mulheres que recebem atendimento continuado. Nesse período de três anos foram efetuadas 441 prisões de infratores, quase todos por desrespeito à medida protetiva expedida pela Justiça. 

    Leia também: Agentes da Patrulha Maria da Penha atuam como braço da Justiça no apoio às vítimas de violência doméstica 

    O programa é uma parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Os policiais que atuam na patrulha são capacitados para atuar no suporte às vítimas de violência após o registro na delegacia de Polícia Civil e abertura de processo na Justiça. No 26º BPM, uma equipe com quatro policiais atuam na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas nos casos de violência doméstica. 

    Os policiais também fazem ações sociais, foram 5.604 até este ano, a maior parte corresponde a doações de cestas básicas e roupas provenientes de parcerias com outros órgãos públicos, empresas, associações de classe, ONGs e pessoas físicas. Foram realizadas 1.277 palestras, tanto para o público interno como para o público externo.

    Últimas