Meteorologia alerta para previsão de chuva forte no fim de semana na Região Serrana
A aproximação de uma frente fria sobre o Sudeste pode provocar chuvas fortes na região serrana do Rio de Janeiro neste fim de semana. A umidade se junta ao calor e forma as condições propícias para ocorrência de temporais e chuvas volumosas.
Por conta da situação, o Instituto Nacional de Meteorologia e o Centro de Previsões de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), emitiram avisos meteorológicos válidos para esta sexta-feira (16) e também sábado (17), abrangendo todo o Estado do Rio de Janeiro. Segundo os boletins, há condições favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva de 20 a 30 milímetros por hora, podendo passar dos 50 milímetros por dia, acompanhadas de rajadas de ventos de 40 a 60 quilômetros por hora, e também trovoadas. Em alguns pontos, pode acontecer queda de granizo.
Os destaques do alerta valem para as regiões Sul, Centro-Sul, Serrana, Metropolitana e Médio Paraíba, com atenção especial para Petrópolis, que já sofreu com temporais nos últimos dias. Na Cidade Imperial, a Defesa Civil se mantém em estado de vigilância, de prontidão num regime de 24 horas por dia para atendimento a possíveis ocorrências
Sirenes em funcionamento
Todos os 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme da cidade estão funcionando normalmente. Técnicos da Defesa Civil acompanharam os índices de chuva durante toda a madrugada. Os equipamentos não foram acionados, já que os índices pluviômetros não atingiram os índices previstos em protocolo para que as sirenes tocassem.
Chuvas acima da média
A quantidade de chuva nos primeiros dias de março foi 200% maior em algumas regiões da cidade em relação ao mesmo período do ano passado. Os índices mostram que em locais como o São Sebastião o acumulado chega a 300 milímetros contra 44mm no mesmo período de 2017.
Por conta do grande acumulado dos últimos dias, a Prefeitura está reforçando junto às comunidades a orientação sobre a importância de os moradores de áreas de risco saírem de casa em caso de chuva forte – pontos de apoio, escolas e igrejas estão disponíveis neste caso.