• Saúde alerta sobre risco de doenças após enchente

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/03/2018 09:06

    Equipes da Secretaria de Saúde estão reforçando a orientação à população das áreas atingidas pelas chuvas sobre prevenção de doenças que podem surgir em consequência do contato com a lama ou água de enchente. O objetivo é conscientizar os moradores sobre a limpeza das áreas atingidas por lama a fim de evitar a leptospirose, tétano, diarreia e hepatite A e B. As equipes também alertam sobre os acidentes com animais peçonhentos que costumam ficar escondidos em escombros ou na lama. 

    O secretário de Saúde, Silmar Fortes, reforça que este é o momento de orientar as famílias também quanto aos cuidados no caso de surgimento dos primeiros sintomas. Eles podem aparecer até três dias depois da exposição à água da enchente.

    “Se a pessoa começar a manifestar sintomas como febre alta, dores no corpo e diarreia é importante que ela procure uma unidade de pronto atendimento e relate no momento da consulta que teve contato com água da chuva ou lama. As equipes também estão orientando sobre a limpeza com água sanitária e a utilização do hipoclorito de sódio nas caixas d’água”, explica o secretário de Saúde.

    A diretora de Vigilância em Saúde, Elisabeth Wildberger, explica que, durante as chuvas, os animais podem se esconder embaixo de escombros. Ela reforça que, à noite, aranhas e escorpiões são mais  ativos, então é importante, antes de dormir, inspecionar os cômodos da casa, principalmente as camas e berços.

    “Esses animais peçonhentos se escondem também em objetos de uso pessoal ou roupas, então, antes de se vestir, é importante sacudir as peças e estar sempre atento às áreas in – ternas e externas das casas. Em caso de acidentes com animais peçonhentos, é pre – ciso procurar imediatamente a UPA do Centro, que é o polo para todas as cidades da Região Serrana na aplicação diária dos soros antirrábico, antitetânico, antiofídico (picada de cobra), antiescorpiônico (picada de aranha) e antiescorpiônico (picada de escorpião)”, informa. 


    Últimas