Primeiro festival protagonizado por mulheres segue até domingo
A produtora AzCarolinas em parceria com a Cervejaria Bohemia promove o primeiro festival protagonizado por mulheres em Petrópolis, para comemorar o Dia Internacional da Mulher.
O Festival Las Mariposas começa amanhã (09) e segue até domingo, na Cervejaria Bohemia. A proposta do evento é chamar atenção para o tema da violência contra a mulher numa perspectiva de superação.
A convergência cultural vai apresentar amanhã um tributo a Rita Lee com a Banda Pagu, formada especialmente para o Festival. No aquecimento a Dj Mayara Mello vai agitar a pista com o set “Rodando a Saia”. A exposição fotográfica “Elas” contará através das lentes da fotógrafa Ana Clara Silveira a história de superação de seis mulheres petropolitanas que passaram por situação de violência. A programação de filmes foi selecionada pelo coletivo feminista Manashota que vai trazer para o debate a representação da mulher na mídia e o apagamento de sua participação nas produções audiovisuais e também, discutirá formas de lutar cotidianamente contra o machismo com redes de apoio entre mulheres. Na ocasião será lançada a plataforma digital Las Mariposas, uma parceria com agência Uaal, que proporcionará o encontro entre mulheres produtoras de cultura e arte para o desenvolvimento de seus trabalhos.
No sábado à tarde vai acontecer a roda de conversa “Por que calar se eu nasci gritando?” onde o preconceito será discutido com a participação de Carla Coelho (jornalista), Clátia Vieira (coordenadora do Fórum de Mulheres Negras do Estado do Rio de Janeiro), Jandira Queiroz (Anistia Internacional).
A Cervejaria Bohemia além de lançar a “Caroline Confraria Cervejeira”, reconhecendo a participação das mulheres no mundo cervejeiro, promete surpreender com um chopp feito exclusivamente para o Festival.
“Esperamos que o Festival Las Mariposas represente o protagonismo das mulheres na produção artística e traga para o Dia Internacional da Mulher toda a capacidade de articulação para o combate às desigualdades de gênero”, comenta Drica Madeira, uma das organizadoras do evento.
Serviço
Local: Cervejaria Bohemia
Horário: sexta-feira a partir das19h e sábado e domingo, a partir das 11h
Entrada: gratuita
Programação
09/03 (Sexta-feira)
19h – Abertura
Exposição “ELAS”
Lançamento da Plataforma Digital “Las Mariposas”
Show Banda Pagu e convidadas
10/03 (Sábado)
11 às 13h – Confraria Isabel: Mulheres na Cerveja!
14 às 15h30 – Roda de conversa: Por que calar se eu nasci gritando?
15 às 16h30 – A mulher na mídia – Quais Papéis? Exibição dos filmes O corpo é meu (Luciana Oliveira, 2015, 25 min.) + E a mulher criou Hollywood (Julia Kuperberg e Clara Kuperberg, 2016, 52 min.)
16h30 – Performance musical DJ Mayara:Rodando a Saia
19h – Show Banda Pagu e convidadas – Carol Guerra (Gotan Cru e os Curingas) e Lu Spedo (ex-Blitz e The Voice)
11/03 (Domingo)
11h às 13h – Confraria Isabel: Mulheres na Cerveja!
14 às 16h – Vamos juntas? Formas de resistência e redes de apoio entre mulheres – Exibição do filme Mulheres divinas (Petra Biondina Volpe, 2017, 96 min.).
16h – Performance musical DJ Mayara: Rodando a Saia
18h – Show Banda Pagu e convidadas – Tati Veras (Raiz do Sana) e Bruna Souza (multi-instrumentista)