• Bauernfest: Palácio de Cristal perde 15% da área útil e aluguel das barracas dobra de preço

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Barracas e palco da Bauernfest serão menores por causa do novo piso instalado nos jardins

    16/07/2022 08:26
    Por João Vitor Brum

    Uma das marcas da Bauernfest é a circulação de pessoas entrando e saindo do Palácio de Cristal, palco principal da festa, e parece que neste ano, caso o público seja similar ao das edições anteriores, os visitantes terão que se dividir em um espaço ainda menor. Isso porque, com a instalação do novo piso na reforma realizada no monumento, a área externa do Palácio ficou 15% menor. E mesmo com menos espaço, o preço do metro quadrado das barracas da área interna dobrou de preço.

    Para a Bauernfest, em sua primeira edição presencial após a pandemia, a solução encontrada foi reduzir o tamanho de parte das barracas e também do palco onde os grupos folclóricos se apresentam durante a festa.

    “Com a reforma não planejada do Palácio de Cristal, foi perdida uma área de, aproximadamente, 15%, então a solução foi diminuir os espaços das barracas e aumentar os preços”, disse uma fonte ligada ao Clube 29 de Junho e à Turispetro. O valor do metro quadrado das barracas, de acordo com as fontes, teria passado de R$ 1 mil por m2 para R$ 2 mil/m2 – um aumento de 100%.

    Foto: Reprodução

    O palco dos grupos folclóricos perdeu dois metros em cada uma de suas medidas, passando de 12 metros de comprimento por 10 metros de largura para 10 x 8, respectivamente. Na relação de barracas dentro do Palácio a que a Tribuna teve acesso, o palco precisa, inclusive, cobrir parte do novo piso.

    Já as barracas de comidas tipicamente alemãs não mudarão de tamanho pois já fazem parte do acervo do município e são usadas em outras festas, mas devem ficar bem próximas do piso, sem espaço para filas ou mesas. As barracas restantes precisaram ser readaptadas.

    As quatro barracas de alimentação tradicionais tem 4 metros de largura por 4 metros de comprimento. Há também uma barraca destinada para a empresa patrocinadora do evento (ainda não definida) com 3 metros de comprimento por 2 metros de largura, uma barraca de 4 m x 3m, uma de 5m x 4x e duas barracas com 6 metros de frente por 4 metros de largura.

    Foto: Reprodução

    No plano de barracas, não está especificado o tamanho do espaço destinado para as cervejarias artesanais, para a barraca da Comdep ou para os banheiros químicos.

    Anunciado pelo município como uma das maiores inovações do projeto, o novo piso fulget ocupa um espaço maior do que o anterior, por conta de sua estrutura, e, por isso, tanto as barracas quanto o espaço para mesas e circulação teve que ser diminuído.

    O novo piso usa a tecnologia para manter estética semelhante, mas com maior conforto, além de ser antiderrapante e permeável à agua da chuva. O fulget é uma técnica de pavimentação que utiliza granito e quartzo triturados e aglutinados com resina, proporcionando drenagem e resistência. O novo piso está sendo aplicado nos quase 600 metros de passeios do jardim do palácio – uma área pavimentada de 2.240 metros, das quais 780 metros vão suportar o peso de veículos.

    Os caminhos de fulget ao redor do Palácio de Cristal terão placa desse material com espessura de 2,5 centímetros, sobre camada de 16 centímetros de pedra britada, assentada em solo compactado. Para eficiência da drenagem nos dias de chuva, um sistema de recepção de água instalada em meio à brita será conectado à rede pluvial. No trecho com capacidade para automóveis, ligado ao portão lateral do jardim, o fulget terá base de concreto.

    Durante a obra, o novo piso foi motivo de preocupação para o Iphan pois um desnível foi percebido no terreno, o que faria com que água pudesse ficar acumulada no Palácio durante chuvas, causando danos permanentes ao monumento. Entretanto, o município garantiu na época que os problemas foram devidamente solucionados.

    Últimas