Guarda Civil Municipal comemora 98 anos nesta terça-feira
Considerada uma das mais antigas do país, a Guarda Civil Municipal comemora nesta terça-feira, 98 anos. A instituição foi criada em 12 de julho de 1924, com competência para a proteção de bens, serviços e instalações públicas. A data foi comemorada com homenagens à corporação e aos agentes que atuaram nas ações durante as tragédias.
Durante a solenidade, o prefeito Rubens Bomtempo e o superintendente da Guarda Civil Municipal, Charles de Mattos entregaram certificados de reconhecimento e gratidão aos profissionais que atuaram em Petrópolis durante as tragédias climáticas dos dias 15 de fevereiro e 20 de março.
O comandante geral da Guarda Civil Municipal (GM), Charles de Mattos, destacou o trabalho da corporação para a população. “Perseveramos na missão de fazer uma cidade melhor e com mais qualidade de vida. Este é um evento especial, com a presença de autoridades, valorizando quem dedica boa parte da sua vida a esta corporação, a cidade e a população”, enfatizou.
Com o aumento das atribuições, atualmente a corporação também realiza o patrulhamento preventivo, visando maior segurança e bem estar da população. A Guarda Civil também conta com o grupamento de operações especiais com cães. Os animais atuam em apoio às operações do poder público e das forças de segurança do município, seja nas ações de fiscalização de posturas, detecção de material entorpecente e até mesmo no trabalho de cinoterapia.
Ato de solidariedade marca mês de comemoração da Guarda Municipal
Para celebrar a data comemorativa, a corporação iniciou este mês uma grande campanha de doação de sangue no Santa Teresa. A ação voluntária acontece durante todo o mês de julho com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de ser doador.
A primeira ação aconteceu no dia 1º de julho, em parceria com a associação de moradores da rua Rio de Janeiro, no Quitandinha. A corporação mobilizou agentes, amigos e mais de 15 moradores da comunidade para doarem sangue.
O Inspetor Silva, chefe da seção de ensino da Guarda, destacou a importância da campanha.
“Nossa missão é cuidar dos petropolitanos. A campanha de doação de sangue na comemoração do aniversário já é uma tradição da corporação. Nosso objetivo é salvar vidas e manter o estoque do banco de sangue. Um doador pode salvar até quatro vidas. Seguiremos com as ações até o final do mês. Vamos mobilizar os guardas, familiares, amigos e toda comunidade. Quem precisar de apoio, pode entrar em contato com a guarda através do telefone 153 ou diretamente no banco de sangue”, disse.