Estacionamento irregular e falta de manutenção viária prejudicam moradores na Rua Edmundo Lacerda
A Rua Edmundo Lacerda, no Centro, está sendo usada como rota alternativa pelos moradores do Condomínio Quinta do Altiora que tiveram a entrada destruída com a tragédia do dia 15 de fevereiro. A rua, em paralelepípedos, não recebe manutenção e está abrindo cada vez mais buracos. Além disso, os residentes sofrem com o estacionamento irregular por toda extensão da via.
A síndica do condomínio diz que a situação está insustentável. “Estacionam carros dos moradores e comerciantes da região dos dois lados e somos 200 carros a mais para subir”, conta. A síndica já protocolou um pedido de intervenção na via na CPTrans. Mas não teve resposta.
João Valois é morador do Quinta do Altiora e reclama da situação atual da rua. “Durante a manhã, quando as pessoas saem para trabalhar e à noite quando retornam, o trânsito fica ainda mais intenso. Só que, durante o dia, também ficam carros parados ali. Tenho observado que as pessoas param na esquina da rua, no começo dela, para ir para outro lugar”, conta.
Quanto aos buracos, o morador afirma que alguns nos cantos da rua já foram tampados, só que os piores estão no meio da via. “Os dos cantos da rua até lá em cima já eram ruins, depois das chuvas ficaram dez vezes pior. Tem vários buracos lá ainda”, relata.
Além dos veículos particulares estacionados na rua, um caminhão de uma pessoa que presta serviço para a Comdep também fica estacionado em um ponto cego da rua durante todo o dia, atrapalhando a passagem dos carros, contam os moradores. Segundo João, deveria ter sinalização que não permitisse que veículos de grande porte como caminhões parassem nas curvas porque prejudica a visibilidade dos carros baixos que passam pelo local.
Em resposta à Tribuna, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) informou que realiza rondas, a fim de coibir o estacionamento irregular em diversas vias da cidade, inclusive na Edmundo Lacerda. Segundo a companhia, em algumas rondas, foram identificados veículos estacionados de forma irregular, nos quais foram autuados e os condutores presentes advertidos.
Foi informado também que estacionamento irregular gera sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro, como multas, medidas administrativas e remoção do veículo e solicita aos moradores e transeuntes que denunciem sempre pelo canal oficial da CPTrans (24) 2237-1703.
Sobre os buracos da rua, a Secretaria de Obras informou que realizou a manutenção de uma rede, calçamento e na via da região. No entanto uma equipe será enviada ao local para verificar a denúncia.