• Diretor de Regulaçãodo BC não vê grande deslocamento entre Pix e cartão

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/07/2022 12:48
    Por Thaís Barcellos e Matheus Piovesana / Estadão

    O diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, afirmou que, apesar do sucesso do Pix, não vê deslocamento das operações com cartões para os pagamentos instantâneos. “As duas ferramentas continuam bastante utilizadas”, afirmou Damaso nesta quarta-feira. Na avaliação do diretor do BC, o que houve foi uma expansão de transações, com a facilidade propiciada pelo Pix, gerando uma maior inclusão no sistema financeiro. “Com a facilidade do Pix, houve mais um processo de inclusão do que de reacomodação.”

    O diretor do BC ainda repetiu que o órgão vai usar as lições obtidas na implementação do Registro de Recebíveis de cartões para a próxima agenda desse tipo, a duplicata eletrônica.

    Hoje, esses registros de comercialização de produto ou serviço são feitos em papel, o que traz mais riscos de fraude e, por isso, normalmente não são aceitos pelas instituições financeiras para liberar crédito. O Registro de Recebíveis teve problemas de conciliação de informações que, na prática, prejudicavam o objetivo de destravar concessões de crédito com base nessas garantias.

    “Em várias iniciativas que o BC está tocando na parte de modernização de registro, duplicata eletrônica vai ser próximo grande salto”, disse. “Vai abarcar toda a economia brasileira, vai ser tudo digital, a conciliação vai ser mais fácil de ser feita”, completou.

    Open Finance

    Damaso também voltou a dizer que a “corrida de ouro” nos próximos meses entre os bancos vai ser por buscar a ser o “portal” de entrada dos clientes no sistema financeiro, por meio da oferta de agregadores de contas via Open Finance. Nesse serviço, os clientes podem agregar todas as suas informações bancárias em um único aplicativo.

    “Essa é a grande corrida do ouro nos próximos meses, com todo o sistema financeiro buscando que o cliente escolha o seu portal para entrar. Para o cliente vai ser muito bom, com toda a sua vida financeira consolidada e para as instituições financeiras vai ser bom ser esse portal, embora o cliente possa trocá-lo a qualquer momento”, considerou.

    Damaso participou nesta quarta-feira do evento Recebíveis de Cartões – Oportunidades, Desafios e Perspectivas, promovido pela CERC, em São Paulo.

    Últimas