Consórcio que administra as UPAs recebe em dia mas atrasa salários
Funcionários das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), do Centro e Cascatinha, ainda não receberam os salários referentes ao mês de janeiro. O pagamento deveria ter sido feito no último dia 20, mas até o momento, ainda não receberam. Os trabalhadores denunciam que os atrasos têm sido constantes desde que o Consórcio Saúde Legal assumiu a administração das unidades, em setembro do ano passado.
“Queremos que os salários sejam pagos em dia, temos nossos compromissos e estamos sendo prejudicados com estes constantes atrasos”, disse uma técnica de enfermagem da UPA do Centro, que preferiu não se identificar. Ela ressaltou que apesar do atraso, os funcionários continuam trabalhando normalmente.
Segundo os funcionários, quando o Consórcio Saúde Legal assumiu a administração das UPAS, a data do pagamento dos salários foi alterado, passando do quinto dia útil para o dia 20. “Mesmo com essa mudança eles não estão cumprindo a data. Em janeiro eles terminaram de nos pagar no dia 29 o salário referente ao mês de dezembro”, protestou a funcionária.
O Consórcio Saúde Legal foi o vencedor da licitação promovida pela Prefeitura e por mês recebe do município pouco mais de R$ 2 milhões para administrar as duas unidades. Com a gestão plena,o consórcio fica responsável pelo pagamento dos salários, compra de insumos e medicamentos, alimentação dos profissionais e pacientes, realização dos exames laboratoriais, entre outros.
Em nota, a Prefeitura informou que os repasses às UPAs estão em dia e sendo feitos dentro dos prazos estabelecidos em contrato. A Prefeitura destaca que a obrigatoriedade de pagamento dos funcionários cabe ao Consórcio Saúde Legal e acrescentou que este compromisso não está atrelado aos repasses realizados pelo município. O Consórcio informou à Tribuna que os pagamentos começaram a ser realizados na última quarta-feira.