Ministério Público cobra aprimoramento do Sistema de Alerta e Alarme em Petrópolis
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) voltou a se reunir, com representantes do Estado e do município de Petrópolis, para cobrar das autoridades a adoção de ações preventivas aos alagamentos e deslizamentos provocados pelas chuvas na cidade. Nesta terça-feira (12), foi realizada uma reunião para a aquisição de um radar meteorológico de alta precisão, que auxilie as autoridades públicas na evacuação de áreas de risco.
As promotoras de Justiça Zilda Januzzi, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis e a Vanessa Katz, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis, e a procuradora de Justiça Denise Tarin, coordenadora do projeto “Morte Zero”, encontraram-se com representantes da Defesa Civil municipal, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e da Aeronáutica, para acompanhar a aquisição, operação e manutenção de radar meteorológico de alta precisão, como forma de melhorar o sistema de alerta e alarme na cidade.
O objetivo é que as previsões sejam mais precisas e possam auxiliar na tomada de decisão e na informação à população com maior antecedência sobre um possível desastre. A aquisição do radar será efetivada através de emenda parlamentar destinada pelo senador Carlos Portinho e discute-se ainda como será feito o custeio de manutenção e operação.
Nos próximos dias 21 e 22 de julho, o diretor do Cemaden Nacional virá a Petrópolis para se reunir com representantes do município para acertar detalhes técnicos. De acordo com o MPRJ, toda a documentação técnica deverá estar concluída até setembro, já que as emendas parlamentares são destinadas no mês de outubro.