Após pressão do setor, Turispetro barra primeira lista de restaurantes da Bauernfest
Casa do Alemão, Katz, Pavelka e Willemsen vão ter barracas na festa, após sorteio que tinha deixado empresas de fora
Desde a última sexta-feira (8), o setor do turismo tem verbalizado muita preocupação com o fato de que empresas tradicionais da cidade estariam de fora da Bauernfest, após sorteio realizado pelo Clube 29 de Junho para seleção das barracas que funcionam dentro do Palácio de Cristal durante a festa. Porém, após pressão do setor e dos empresários, a Turispetro barrou a lista sorteada e, agora, Casa do Alemão, Katz, Pavelka e Willemsen estão confirmadas na festa.
O anúncio foi feito em material divulgado pela Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura, na noite desta terça-feira, após publicação da reportagem da Tribuna sobre a surpresa do segmento germânico com a exclusão dos tradicionais restaurantes do evento.
Após o sorteio, o Clube 29 de Junho enviou a lista de restaurantes selecionados para a Turispetro, que, então, pediu informações sobre o processo de seleção. Durante toda a segunda-feira, reuniões entre empresários, 29 de Junho e Turispetro foram realizadas para tentar contornar a crise.
Entre os nomes que teriam sido retirados da lista, estão Rump, Itaipava e Bordeaux, mas ainda não foi informada a lista oficial. De acordo com a Turispetro, a lista foi barrada pois a legislação municipal prevê que as barracas destinadas ao Clube 29 de Junho devem ser comercializadas por empresas que tenham ligação cultural e gastronômica alemã, e que sejam tradicionalmente da cidade.
Porém, as empresas agora retiradas da festa cumpriam um requisito do Clube, que era o de apresentar um cardápio tipicamente alemão, e por isso passaram na primeira fase de seleção e foram habilitadas para participação no sorteio.