• Empresas tradicionais devem ficar de fora da Bauernfest

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Restaurantes como Casa do Alemão, Katz, Pavelka e Willemsen não devem ter barracas nesta edição da festa

    12/07/2022 08:20
    Por João Vitor Brum

    A um mês da abertura da Bauernfest 2022, a lista de restaurantes selecionados para funcionar nas barracas que ficam dentro do jardim do Palácio de Cristal tem sido motivo de polêmica. Nomes tradicionais na culinária germânica na cidade e na festa, como Casa do Alemão, Pavelka, Willemsen e Katz teriam ficado de fora, de acordo com fontes ligadas ao Clube 29 de Junho, responsável pelo sorteio que selecionou os estabelecimentos. 

    Na última sexta-feira (8), o Clube 29 de Junho realizou um sorteio para que fossem definidas as empresas que ocupariam cada uma das barracas no interior do Palácio – a definição para as barracas da Rua Alfredo Pachá aconteceu no dia 4, segunda-feira da última semana.

    Barracas menores neste ano

    A Tribuna teve acesso ao mapa de barracas dentro do Palácio, que conta com quatro estandes de comida de um mesmo tamanho, com quatro metros de largura e comprimento; duas barracas com 6m x 4m; uma com 5m x 4m; uma com 4mx3m; e uma de 3mx2m destinada para a marca de cerveja patrocinadora do evento – ainda não definida. 

    Entre os selecionados, estão uma churrascaria e um restaurante especializado em vinhos e comida francesa, o que também foi pauta de discussões entre o segmento germânico e a Turispetro, por medo de uma descaracterização do evento. 

    Entretanto, o processo prévio de seleção para operação das barracas prevê, obrigatoriamente, que o restaurante ofereça um cardápio tipicamente alemão, que deve ser apresentado para que o estabelecimento possa passar de fase. Empresas que não cumpram essa regra serão automaticamente desclassificadas do processo.

    A Turispetro teria pedido informações ao Clube 29 de Junho sobre o processo de seleção das barracas após o sorteio da última sexta-feira. O Clube, por sua vez, teria até esta segunda-feira para enviar as informações solicitadas. Só após deliberação da Turispetro e do Clube, uma lista oficial deve ser divulgada.

    Os representantes do Clube não quiseram se pronunciar nesta segunda-feira sobre a seleção, assim como representantes dos estabelecimentos que teriam ficado de fora pela primeira vez, mas informações de bastidores garantem que o dia foi de reuniões entre empresários, segmento germânico e município.

    Sorteio foi feito na presença de representantes das interessadas

    Mesmo assim, é importante destacar que em nenhum momento foi levantada a hipótese de ter havido irregularidade na seleção, já que o sorteio das barracas aconteceu com a presença de todos os pré-selecionados. O sorteio aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Vale lembrar, também, que esse não era o método utilizado anteriormente, o que explica, em parte, a surpresa de todos os envolvidos.

    Porém, com nomes que já eram tradicionais na festa ficando fora desta edição, justamente a primeira após a pandemia e a tragédia, o segmento germânico se assustou com a notícia. De acordo com fontes ligadas ao segmento, teriam ficado de fora pelo menos quatro grandes nomes: Casa do Alemão, Pavelka, Katz e Willemsen, mas nenhuma das empresas confirmou a informação até o momento. Entre os novos nomes, estariam Bordeaux, Itaipava e Rump.

    Há também, o espaço destinado para cervejarias artesanais, mas ainda não foi realizada a seleção das marcas que ficarão no local. Do outro lado, a licitação para selecionar a empresa que fornecerá o chopp não contou com nenhuma oferta.

    O tradicional moinho, onde souvernirs são vendidos, também estará presente na festa, assim como as barradas de fotografia, da Comdep, do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e da Casa do Colono, além de uma barraca de salsichão.

    Últimas