Rio Rural é exemplo sustentável
O programa Rio Rural foi destaque em seminário da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), promovido para comemorar o Dia Internacional de Florestas, celebrado em 21 de março. Realizado na sede da organização internacional, em Roma, o evento reuniu especialistas e comissários de países que desenvolvem projetos de gestão sustentável de florestas e de recursos hídricos.
Programa de desenvolvimento rural da Secretaria de Agricultura, o Rio Rural foi apresentado por Bernardete das Neves, da Divisão de Terra e Água da FAO, como caso de sucesso no planejamento de microbacias hidrográficas e pela integração de boas práticas agropecuárias na agricultura familiar por meio da conservação do meio ambiente.
Segundo ela, a adoção de boas práticas e o aumento da eficiência produtiva nas propriedades rurais, incentivadas pelo programa fluminense, foram determinantes para viabilizar projetos de conservação ambiental e serviços ecossistêmicos.
>>> Gestão ecológica
– Quando um agricultor atende a todas as regras de preservação de topos de morro, mata ciliar e nascente, perde muito de sua área de produção, pois estamos falando de pequenas propriedades. A solução é desenvolver um plano integrado da propriedade, que o ajude a obedecer às regulações para proteger a floresta e a água, mas que possa também garantir a subsistência – disse Bernadete das Neves.
Secretário-geral da FAO, José Graziano da Silva destacou a necessidade de buscar soluções inovadoras para a sustentabilidade financeira da recuperação das florestas, além do incentivo das ações de conservação hídrica.
Segundo José Graziano, o setor requer investimentos superiores a US$ 3 bilhões por ano.
–É preciso promover instrumentos para financiar a restauração de florestas e paisagens, utilizando recursos do setor privado, investimentos tradicionais e mecanismos inovadores, como o pagamento por serviços ambientais – afirmou o secretário-geral.