Operação do Inea e Cobea recolheram os animais nesta segunda-feira (4)
A equipe da Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio Araras) realizou uma operação de recolhimento de quatro cavalos que foram deixados dentro da unidade de conservação, na última segunda-feira (4). Os animais estavam na Pedra da Índia, e foram levados pela Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobea) para o Curral de Apreensão de Animais e aguarda a reivindicação do dono para as devidas medidas legais.
Os animais são proibidos de transitarem dentro das unidades de conservação, pois provocam erosão das encostas, pisoteamento de nascentes e degradação de áreas em processo de recuperação.
“Uma reserva biológica tem como objetivo principal a preservação da fauna e flora nativas e, para isso, realizamos o monitoramento frequente dessas áreas”, explicou a gestora da unidade, Erika Melo, chefe da unidade.
A Pedra da Índia encontra-se dentro de uma unidade de proteção integral. Assim, são proibidos animais domésticos, ou seja, que tem como propósito fonte de alimento, estimação ou, como no caso dos cavalos, o trabalho. Também não são autorizados nessas áreas o uso público para turismo.