• Idosos e gestantes também serão vacinados contra febre amarela

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/02/2018 08:50

    Toda a população acima dos nove meses de idade deve ser vacinada contra a febre amarela. A recomendação vale, agora, também para idosos, gestantes e mulheres que ainda estão amamentando com orientação e avaliação epidemiológica prévia do profissional de saúde da unidade que aplicará a vacina. O novo protocolo de imunização da Secretaria de Estado de Saúde foi apresentado ao município nesta quinta-feira (8) e ocorre devido à circulação do vírus da febre amarela em municípios vizinhos a Petrópolis.

    Segundo informações da Vigilância Epidemiológica, 82% da população de Petrópolis já está protegida contra a doença. Devido ao novo protocolo de imunização apresentado pelo Estado, há ainda aproximadamente 5 mil mulheres, entre gestantes e que estão amamentando, além de 42 mil idosos, que devem ser vacinados. 

    A Secretaria de Saúde irá implantar o novo protocolo de imunização a partir do dia 19, quando as 15 unidades com rotina de vacinação poderão vacinar esse grupo após a avaliação do profissional de saúde. O município segue aplicando a dose única, de 0,5 ml, preconizada pela Organização Mundial da Saúde para proteção para a vida toda contra a doença. 

    A vacina tem contraindicações absolutas para os menores de nove meses, pacientes com imunossupressão (pessoas em tratamento de quimioterapia, radioterapia, ou com uso de corticoide, por exemplo), e pessoas soropositivas.

    “Pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mulheres que estão amamentando em todos os municípios devem se vacinar considerando o risco de adoecer a que estão submetidas. Hoje, há circulação do vírus no estado, então se deve considerar a vacinação. Se não houver contraindicação clínica, a recomendação é que toda a população de mais de nove meses de idade, incluindo gestantes, mulheres amamentando e pessoas com HIV cujo sistema imunológico não esteja comprometido sejam vacinadas”, afirmou o subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe. 

    Dentro do Plano de Ação de Controle de Febre Amarela anunciado pelo Estado, Petrópolis contará com protocolos de visitas domiciliares que identifiquem os moradores que não tomaram a vacina – trabalho que será feito com o apoio do Estado. A meta é que em março o sistema já esteja funcionando com visitas regulares promovidas pelos agentes comunitários de saúde da vigilância em saúde. Paralelamente a este trabalho, a vacina continuará sendo ofertada nas 15 unidades com rotina de vacinação. 

    Para se vacinar, basta apresentar documento de identidade. No caso de menores de 18 anos é obrigatório levar a caderneta de vacinação. 



    Últimas