Prefeitura identifica obra onde há uso de explosivo em Pedro do Rio
Técnicos das secretarias de Obras e Meio Ambiente identificaram o que pode ser o ponto de origem das explosões que vêm preocupando moradores de Pedro do Rio: um terreno na altura do quilômetro 51 da BR-040, onde estão sendo realizadas obras para a construção de um galpão industrial. Os responsáveis apresentaram todas as licenças necessárias, inclusive dos órgãos municipais, para a execução do projeto. Eles também têm autorização do Exército para fazer uso de explosivos (responsável por autorizar o uso deste tipo de material e também fiscalizar o trabalho).
A Prefeitura informou que a situação relatada pelos moradores será comunicada ao Exército, a quem caberá apurar se há relação entre os tremores sentidos na região e o uso do material na obra.
A preocupação dos moradores de Pedro do Rio começou no dia 19 de janeiro, quando surgiram vários relatos de explosão seguida por um leve tremor de terra. “Na ocasião, a parede do quarto da minha filha rachou e isso tem me gerado grande preocupação. O tremor foi intenso e muitos moradores daqui também sentiram”, afirmou a doméstica Sônia Regina da Silva, que mora no Alto Pegado.
No último sábado, moradores voltaram a ouvir explosões, o que deixou muita gente apreensiva. “Começou perto da hora do almoço! O tremor desta vez foi bem menor, mas o barulho continua alto e nos assusta bastante. Não sabemos até que ponto isso está causando abalos nas nossas casas e nem quem são os responsáveis por essas explosões. Fico com medo, mesmo após a defesa civil afirmar que a rachadura no meu quarto não causou danos estruturais na casa”, disse a estudante Jade da Silva.