• Mais ônibus nas ruas para a volta às aulas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/02/2018 09:50

    Os estudantes petropolitanos voltam às aulas nesta segunda-feira (5). Apenas na rede municipal são 42 mil alunos, de 186 escolas, incluindo as conveniadas e os 68 Centros de Educação Infantil (CEIs) e mais seis escolas de educação infantil. 

    Volta às aulas também os alunos das escolas particulares. Já nas dez escolas estaduais, a Secretaria estadual de Educação informou que as matrículas ainda estão em andamento, mas, de acordo com o último censo, são cerca de 8 mil alunos matriculados. No sábado, as papelarias ficaram lotadas com aqueles que ainda não conseguiram comprar todos os itens do material escolar.

    Com o intuito de atenuar os impactos no trânsito que a volta às aulas sempre causa, um esquema especial de trânsito será posto em execução nesta segunda-feira (5). Além disso, 13 ônibus voltam a circular nesta segunda-feira na cidade. Isso representa um acréscimo de 4% na frota em atividade durante as férias. O pedido foi feito pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) às empresas de ônibus. O objetivo é atender os estudantes, e aumentar a oferta de carros para o transporte da população. Agentes da Guarda Civil Municipal também atuarão em locais onde há maior fluxo de veículos, como a Rua do Imperador, 16 de Março, Irmãos D’Angelo e Rua Teresa. Haverá, ainda, três equipes da Ronda Escolar e 20 agentes da Guarda atuando preferencialmente no trânsito.

    Na volta às aulas também será retomado o trabalho da Ronda Escolar, realizada pela Guarda Civil, com o apoio da Secretaria de Educação. O trabalho terá a mesma estrutura que teve no ano passado, com três viaturas – uma delas para servir aos colégios dos distritos – e 24 homens para fazer visitas e atender eventuais ocorrências. Outro serviço que será reativado é a operação “Lugar de criança e adolescente é na escola”, que tem a mesma atuação da Ronda Escolar, mas longe do perímetro das unidades de ensino do município.

    Em 2017, a Ronda Escolar fez mais de 1,2 mil visitas a 116 colégios do município. Ao longo do ano, também foram atendidas 282 ocorrências, principalmente agressões a funcionários e brigas dentro e fora das unidades de ensino. 

    Últimas