Farmácias do município ainda estão sem leite especial
As famílias petropolitanas que dependem de leites especiais, como o Neocate, para alimentar os filhos ainda estão sem receber o produto gratuitamente do município. Antes da interrupção o produto era fornecido no Hospital Alcides Carneiro, e em uma farmácia específica no Centro da Cidade.
Raquel da Silva Tavares Leite é uma das mães que depende do benefício e só conseguiu garantir o leite da filha, de seis meses, no mês de janeiro devido a uma decisão judicial favorável que determinou que o município realizasse a compra do alimento de forma emergencial, ou seja, sem a necessidade de licitação.
Se não fosse isso ela afirma que não teria condições de comprar o leite da filha, tendo em vista que cada lata custa em média R$ 200. Em dezembro do ano passado a Prefeitura informou que a falta do leite ocorreu devido a problemas no processo de compra do produto, mas que o procedimento já estava em fase de finalização. Ontem o município afirmou que apesar da falha, o leite será entregue em ambas farmácias até a próxima semana. E que houve atraso de entrega do produto pela empresa vencedora da licitação e a Secretaria de Saúde já cobrou urgência na entrega.
“Isso eles disseram também no fim de dezembro e já estamos praticamente em fevereiro. A decisão judicial não dura para sempre e por isso fico com medo dessa situação não se regularizar logo. Além disso, penso na situação das famílias que não conseguiram ainda um parecer jurídico para também terem o leite garantido. É um problema muito grave”, afirmou Raquel.