Golpes de empregos falsos enviados por SMS e WhatsApp fazem cada vez mais vítimas
Quem nunca recebeu um SMS ou uma mensagem no WhatsApp de uma proposta de emprego irrecusável? Com um valor salarial alto e ótimas condições de trabalho, muitos golpistas tem enganado vítimas a todo instante.
Para muitos, a mensagem pode parecer descaradamente um golpe, mas os menos precavidos, caem facilmente na jogada dos criminosos. Ao clicar no link enviado na mensagem, o usuário compartilha seus dados e o criminoso consegue facilmente roubar dinheiro da vítima.
O advogado, Luís Felipe Benevides, afirma que a prática trata-se de um crime de estelionato. “O Artigo 171, §2º-A do Código Penal assegura que a pena é de reclusão, de quatro a oito anos, e multa”, diz.
Além disso, o advogado explica que a recomendação para a pessoa que recebe esse tipo de mensagem é não interagir com os links ou com o remetente da mensagem. “A pessoa pode também realizar um registro de boletim de ocorrência mostrando o número que foi enviada a mensagem, bem como efetuar a denúncia do perfil junto a plataforma, seja WhatsApp ou Facebook. Se for por SMS, a recomendação é simplesmente ignorar”, conclui.
A Polícia Civil e Procon-RJ disponibilizaram uma cartilha com orientações contra crimes virtuais. Além de crimes em que criminosos se passam por empresas privadas e bancos solicitando a atualização ou confirmação de informações pessoas ou sobre a conta do usuário, há os golpes o usuário tem o aplicativo de mensagens clonado e o criminoso, se passando pelo dono do número, pede transferências financeiras via pix. A cartilha orienta a população para evitar cair em golpes.