• Petrópolis passa a contar com subseção da Associação Brasileira de Sommeliers

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/01/2018 10:25

    Agora Petrópolis passa a contar com uma sede da Associação Brasileira de Sommeliers. A reunião de abertura ocorreu na quinta-feira durante um jnatar de posse da diretoria na pousada Locanda della Mimosa, na Fazenda Inglesa, que a partir de então se tornou a sede da ABS – Subsecção Petrópolis. A entidade tem como presidente o empresário Luiz Fernando Gomes e como vice-presidente o arquiteto Guilherme Gomes de Lima. Na ocasião foi apresentado aos presentes o calendário de cursos que serão ministrados por professores que subirão do Rio de Janeiro para darem aulas em Petrópolis e demais informações sobre a instituição. 

    A Associação Brasileira de Sommelier foi fundada pelo chef, enólogo e sommelier Danio Braga, que hoje comanda a cozinha e a adega da Locanda. É uma entidade sem fins lucrativos, fundada no Rio de Janeiro em 1983, que tem como objetivo a divulgação do vinho e a propagação de conhecimentos sobre o assunto, através de cursos regulares abertos a profissionais e amadores.

    “Na Locanda já temos uma sala de aula que eu uso para os meus cursos de culinária. Nós recebíamos no Rio uma quantidade enorme de pessoas, principalmente de profissionais que se locomoviam de Petrópolis até o Rio para fazer os cursos de qualificação. Então, estes jovens que prezamos muito, começaram a questionar porque não fundar um seccional em Petrópolis para não terem que subir e descer para fazer os cursos? Comentando isso com o Luiz Fernando, sugeri que ele se juntasse com algumas pessoas da cidade ligadas ao ramo e criasse uma sede da ABS aqui na cidade”, disse Danio Braga, que viabilizou toda a documentação necessária para dar início a iniciativa. 

    “O intuito é facilitar a vida dos petropolitanos e criar posteriormente um corpo de docentes de professores, que na medida em que aprenderão no dia a dia dos cursos, possam ser qualificados para que eles mesmos, posteriormente, possam continuar as atividades na cidade. A ideia é que Petrópolis, a partir de 2020, possa ter um quadro de professores já habilitados pela própria Regional do Rio de Janeiro para desenvolver os cursos de n´vel 1º e 2º nível”, explicou Danio. 

    “Esta é exatamente a proposta, criar cursos profissionalizantes para pessoas que desejam trabalhar no ramo de vinhos e na parte de turismo e hotelaria voltada para este segmento, que hoje em dia tem uma grande vocação para este setor. E também para atender as necessidades daquelas pessoas que querem entender um pouco mais sobre vinhos, mas não pretendem ser profissionais do assunto. Apenas gostam de degustar, da história desta bebida e querem aprender um pouco mais”, acrescenta o presidente da  ABS – Subsecção Petrópolis, Luiz Fernando Gomes

    Hoje, a Associação Brasileira de Sommeliers é reconhecida internacionalmente, devido à atuação de suas seccionais, em 13 estados do país, em especial no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília , servindo como referência no plano nacional, quando o assunto é vinho. 

    Fundada em janeiro de 1983 pelo sommelier e restaurateur Danio Braga, a ABS pretendia inicialmente preencher a lacuna observada no serviço de vinhos nos restaurantes, formando e aperfeiçoando profissionais que atuam no ramo em contato direto com o consumidor.

    Mas logo seus objetivos foram ampliados, passando a entidade a ter como meta principal e de caráter geral a divulgação do vinho, e como objetivo específico a informação ao público e a propagação de conhecimentos, através de cursos regulares, abertos a profissionais e amadores.

    No 2º semestre de 2001 foi conduzido o primeiro curso exclusivo para profissionais, participando 35 profissionais de restaurantes.

    Nos últimos anos, a ABS vem ampliando suas atividades a partir da inclusão de outras atrações no calendário de eventos. Cursos e degustações de cerveja, café e outras bebidas de interesse dos associados também ganharam espaço nas salas da Associação.

    Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (24) 2233-5405.

    Últimas