Unidade do Bairro Presente é inaugurada em Petrópolis; Castro também anuncia concurso, ainda neste ano, para novos agentes da PM
O governador Cláudio Castro inaugurou, nesta sexta-feira (3), uma unidade do programa do Governo do Estado Bairro Presente em Petrópolis. A unidade, que ficará baseada na Rua Teresa, no Centro, funcionará, segundo o Estado, como um ponto de aproximação da Polícia Militar com os moradores do Alto da Serra e parte do Centro.
Durante a cerimônia, Castro garantiu que será aberto concurso para novos agentes da Polícia Militar ainda neste ano.
A inauguração contou com a presença do secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Henrique, o prefeito Rubens Bomtempo e autoridades.
Durante a cerimônia, que aconteceu nesta manhã, o governador falou sobre os investimentos na cidade após as tragédias de fevereiro e março. Ele ressaltou a parceria entre município e estado para a reconstrução de Petrópolis e anunciou novo pacote de obras para a cidade.
Em relação à segurança pública, Castro garantiu que ainda neste ano haverá novo concurso para a Polícia Militar.
“Será uma parte remanejada e uma parte de policiais novos (falando sobre os policiais do Bairro Presente em Petrópolis) que estão sendo treinados. No fim do ano passado encerramos toda a questão que envolvia o concurso de 2014 e eu já autorizei um concurso para este ano, para que a gente tenha policiais novos. Hoje, nós dobramos o tempo de formação dos policiais, para que eles saiam mais bem formados e, assim, a população tenha um profissional melhor, com uma qualidade melhor e mais pronto para fazer a segurança pública”, disse.
O prefeito Rubens Bomtempo, em sua fala, agradeceu a parceria com o estado, e relembrou as dificuldades que o município vem enfrentando com a carência de recursos para dar inicio a recuperação.
Participaram da cerimônia, o presidente da Câmara dos Vereadores, vereador Hingo Hammes, os deputados federais Hugo Leal e Márcio Labre, além dos deputados estaduais Rodrigo Amorim e Max Lemos.
Sobre o Bairro Presente
O projeto foi criado em junho de 2021 pelo Governo do Estado e parte do conceito de polícia de proximidade, sendo realizado através de integração entre as polícias Militar e Civil. O objetivo, segundo o Estado, é reduzir a incidência criminal com auxílio de um mesmo sistema, que atende todas as unidades do Bairro Presente. Mais de 30 localidades da cidade do Rio já contam com o modelo preventivo de combate à criminalidade.
Cada uma das regiões que recebe o programa terá policiamento preventivo 24h por dia, com equipes formadas por 10 policiais fixos do batalhão responsável. Por meio do Regime Adicional de Serviço (RAS), as áreas também contarão com reforço de efetivo em outras unidades.