• Não foi dessa vez: ligação Bingen-Quitandinha atrasa de novo, agora, por falta de asfalto

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  • Estado diz que, agora, trecho deve ser entregue em 15 dias

    02/06/2022 05:00
    Por João Vitor Brum

    Para o morador de Petrópolis, a ligação Bingen-Quitandinha se tornou praticamente uma lenda urbana, após ser prometida por diversos governantes, com diferentes prazos e alternativas que encurtariam o trajeto entre dois dos bairros mais importantes do primeiro distrito, com mais de oito décadas sem uma conclusão. Depois da tragédia de fevereiro, com o início de obras no Parque São Vicente, uma nova esperança surgiu, mas todos os prazos anunciados até agora não foram cumpridos – o último previa a entrega da obra até o fim de maio. Dessa vez, o motivo para o atraso foi falta de asfalto para recapear o trecho urbano da ligação.

    Nesta quarta-feira (1), a Secretaria das Cidades informou que o atraso aconteceu por causa de deficiência técnica no abastecimento de Cimento Asfáltico de Petrópolis, fornecido pela Refinaria de Duque de Caxias (Reduc). Ainda segundo o Estado, a conclusão do trecho tem nova previsão de 15 dias para ser finalizada.

    O trecho da ligação que mais precisa de intervenções é a partir da Rua Amazonas, no trecho urbano que corta o bairro até a Rua Nair Teffé, na saída para a BR040, poucos metros antes do pórtico do Quitandinha. 

    As obras da ligação são resultados de responsabilidades conjuntas entre esferas municipal, estadual e federal, com a participação de representantes do Ministério Público, Defensoria e sociedade civil. 

    As ações, de responsabilidade da Secretaria das Cidades, estão sendo executadas pelo DER-RJ por meio de administração direta (insumos próprios). No total, está prevista a pavimentação asfáltica de 3,1 km. Também acontecem obras de contenção da rodovia, drenagem e transposição de galeria sob a estrada.

    Promessa antiga

    A proposta de ligar o Bingen ao Quitandinha sem passar pelo Centro é antiga, com pelo menos oito décadas, mas começou a avançar nos últimos anos. Em agosto do ano passado, foi sancionada a lei que municipaliza o trecho da BR040 que receberá a ligação, para que o tão esperado trecho fosse finalmente liberado. O trecho tem cerca de 500 metros e fica entre o Parque São Vicente, no km 84, e a Rodoviária do Bingen, na altura do km 79.

    Já em novembro, foi anunciado que a fase de testes para a ligação começaria em janeiro deste ano, e em dezembro, foram iniciadas as pavimentações no Amazonas e Parque São Vicente, nas ruas Bahia, Pernambuco e Vassouras. 

    Porém, após ofício da ANTT dizendo que seria necessária autorização da Concer e da PRF para que o trecho fosse liberado, a fase de testes nunca começou.

    Em 24 de fevereiro, quando a cidade precisava de alternativas no trânsito para evitar o trânsito no Centro e não atrapalhar os serviços de emergência, o Estado anunciou que a obra seria entregue em 20 dias, e as intervenções foram iniciadas oficialmente no dia 9 de março. 

    Onze dias depois, no dia 20, com a nova tempestade, as obras precisaram ser paralisadas e só foram retomadas em maio, com previsão de entrega no fim do mesmo mês – o que também não aconteceu, desta vez, segundo o Estado, por falta de cimento asfáltico.

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