• Bombeiros: lei que regulamenta a profissão entra em vigor nesta quinta

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/01/2018 13:50

    Entra em vigor nesta quinta-feira (11), a lei municipal que regulamenta a profissão de Bombeiro Civil na cidade. A lei de autoria do vereador Marcelo da Silveira e sancionada pelo prefeito Bernardo Rossi torna obrigatória a presença dos profissionais em shoppings centers, casas de shows e espetáculos, supermercados e hipermercados, além de prédios e patrimônios tombados, utilizados como ponto turístico. 

    "Foi um conquista para nós e para a cidade. A presença do bombeiro civil nestes locais é para garantir a segunça tanto patrimonial quanto da vida das pessoas", ressaltou o bombeiro civil Fábio Beartonieck. "É preciso agora que a lei seja cumprida e que os estabelecimentos contem com o profissional que vai atuar tanto na prevenção quanto no combate a incêndios e também no primeiro atendimento as pessoas", ressaltou.

    A lei estabelece a quantidade de profissionais em cada estabelecimento e como devem atuar. Supermercados e hipermercados, por exemplo, terão um profissional a cada dois mil metros quadrados, assim como as lojas de departamento e shoppings centers. Já as casas de shows e espetáculos deverão ter um bombeiro civil para cada 500 pessoas no local.

    "A presença do bombeiro civil nestes locais é uma força auxiliar. É preciso que o empregador entenda a necessidade e abrace essa causa. Em algumas cidades a profissão também já foi regulamentada, mas ainda não estão contratando os profissionais. Queremos que aqui em Petrópolis seja diferente e que os empregadoers se sensibilizem com a causa", ressalto o bombeiro civil Rodrigo Oliveira. Os estabelecimentos que não respeitarem à legislação sofrerão multa no valor de nove UFIRs (Unidade Fiscal de Referência). Em caso de reincidência, a multa será de valor dobrado.

    Últimas