• Senacon cobra Gol, Latam e Azul sobre direito do consumidor na pandemia

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  • 25/05/2022 12:29
    Por Redação O Estado de S. Paulo / Estadão

    O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), cobra explicações das empresas Gol, Azul e Latam por supostas irregularidades cometidas em relação a cancelamento de voos e reembolsos durante a pandemia. Isso porque, segundo dados da secretaria, as reclamações nesse sentido cresceram 410% de 2019 para 2021, de mais de 5 mil para 26,4 mil.

    A Senacon diz que as reclamações contra o setor de aviação civil voltaram a crescer justamente na época em que os consumidores deveriam ser contemplados por regras criadas em razão da pandemia: reembolso em 12 meses, remarcação da viagem ou uso do crédito em até 18 meses dos bilhetes.

    O governo diz que as empresas têm 10 dias, a partir desta quarta-feira, 25, para darem uma resposta.

    Procurada, a Latam disse que se manifestará quando for notificada.

    A Gol disse que não comentará o assunto. “Todas as manifestações se darão nos autos.”

    A Azul não respondeu até a publicação desta reportagem.

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