• Sueco bate recorde mundial de maior descida em trilho de esqui

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/05/2022 14:40
    Por Estadão

    Jesper Tjäder, esquiador sueco, quebrou o recorde mundial da maior descida de esqui, se equilibrando sobre uma barra ao longo de 154,49 metros. O vídeo, comprovando o feito do atleta e o confirmando no Livro dos Recordes, foi publicado nesta terça-feira, mas o feito já havia sido realizado no último dia 9 de maio.

    Tjäder precisou de 127 tentativas, no seu resort pessoal em Åre, Suécia, para conquistar o recorde. O registro foi feito pelo canal da Red Bull no YouTube e publicado nesta terça-feira, com todos os detalhes.

    O recorde anterior, que durava seis anos, pertencia a Tom Wallisch. Em 2016, o esquiador americano havia a marca de 129,2 metros, superada por Tjäder neste ano. Para atingir a nova marca, o sueco chegou aos trilhos com uma velocidade superior a 77km/h.

    “Ser o detentor oficial do recorde é muito legal. Eu sonho com isso desde criança. Esse trilho foi um desafio difícil, e meu palpite era que levaria cerca de 525 tentativas, mas foi muito mais fácil do que eu esperava”, brincou Tjäder.

    Além de recordista mundial, o sueco também participou das últimas três edições dos Jogos Olímpicos de Inverno (2014, 2018 e 2022), e conquistou a medalha de bronze no slopestyle em Pequim neste ano.

    Últimas