Número de doadores de sangue cai 60% no HST
O Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa precisa novamente de doações. O local tem recebido em média 35 doadores por dia, quando o ideal é que pelo menos 80 sejam feitas. Isso significa que movimento está 60% abaixo do normal. Na quinta-feira (4) a sala da doação ficou vazia quase todo o dia. Apenas 44 pessoas compareceram a unidade após serem contatadas pela equipe de captadores. Se a situação continuar no mesmo ritmo nos próximos dias pode começar a causar problemas, segundo o captador Rodrigo Santos Moreira.
Apesar da urgência para a doação de qualquer tipo sanguíneo os O e A negativos e positivos são os mais necessários no momento. O principal fator preocupante é a durabilidade de componentes sanguíneos como plaquetas e hemácias que podem ser utilizada apenas nos primeiros cinco dias. Após este prazo é preciso se desfazer do material.
Outro fator alarmante é o fato do banco de sangue do HST atender a maior parte das unidades de saúde de Petrópolis (HST, Unimed, Pronto Socorros e UPAs além de CTO). “Tem muita coisa que está contribuindo para essa realidade agora em janeiro e por isso precisamos tanto de ajuda. Esse mês não temos nenhuma campanha marcada, é um período de chuva, ou seja, as pessoas acabam deixando para vir outro dia, e ainda tem recesso. Tudo isso nos preocupa muito!”, disse o captador.
Maicon foi um dos poucos doadores que apareceu ontem no local. Ele foi doar pela terceira vez. “A primeira vez que vim foi incentivado por um amigo e desde então não parei mais. Hoje recebi uma mensagem de texto no celular do telemarketing do HST solicitando uma doação. Como eu tinha disponibilidade vim. O melhor é que sou O+ um dos tipos sanguíneos que eles mais precisam”, disse animado.
Vale ressaltar que o Banco de Sangue do HST funcionamo todos os dias de 7h às 18h, inclusive fins de semana e feriados. O estacionamento é gratuito para doadores. Mais informações sobre os requisitos para doação (24) 2245-2324 ou 99269-4355 (whatsapp). O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar em média 650 transfusões por mês. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen.
Como doar
Para doar não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 6 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar seis meses após a realização do procedimento.