• Rio começa a vacinar contra a gripe pessoas entre 30 e 39 anos dos grupos prioritários

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/05/2022 10:02
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Prefeitura do Rio começa, nesta segunda-feira (23), nova etapa da campanha de vacinação contra a gripe, com a imunização das pessoas que têm entre 30 e 39 anos dos grupos prioritários, como profissionais da educação, trabalhadores de transporte de passageiros, caminhoneiros, entre outros.

    Não há intervalo entre a vacina contra a Covid-19 e a vacina contra a gripe, exceto para crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidade, que devem aguardar um período de 14 dias entre as vacinas.

    Confira o calendário completo, com as datas de atendimento de cada grupo.

    Às pessoas que forem se imunizar, é solicitado comparecer aos postos de saúde portando, sempre que disponível, documento de identificação e caderneta de vacinação. Será preciso apresentar documento que comprove fazer parte dos grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde, como laudo médico para a confirmação da comorbidade e documento funcional para os grupos profissionais atendidos. Consulte aqui qual é a sua unidade de referência.

    Mesmo quem já tomou a vacina da gripe em anos anteriores deve receber nova dose em 2022, se estiver entre os grupos prioritários elencados. Seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o imunizante contra influenza é atualizado anualmente para proteger contra as cepas que mais circularam no Hemisfério Sul nos meses anteriores. A vacina ofertada pelo SUS este ano permanece trivalente, estimulando a imunidade contra uma linhagem de influenza B, a Victoria; e duas cepas de influenza A, a H1N1 e a H3N2 Darwin, que causou o surto no município do Rio no final do ano passado.

    Calendário

    A vacinação contra a gripe no Rio ocorre de forma escalonada por grupos prioritários e faixa etária. Para que haja uma resposta imunológica prévia ao inverno, estação com mais notificações da doença, a campanha começou em 4 de abril e já contemplou idosos, crianças entre seis meses e quatro anos, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas. Quem estiver em sua vez no calendário, ou mesmo se já tiver passado sua data, pode procurar uma das 236 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) espalhadas por toda cidade para se imunizar. A repescagem segue até o fim da campanha, em 3 de junho.

    Últimas