Peixes aparecem mortos no lago do Parque São Vicente
Dezenas de peixes foram encontrados mortos esta semana no lago localizado no Parque São Vicente, no Quitandinha. O local está tomado por gigogas, além de muito lixo e mato. Segundo especialistas, o esgoto que é despejado dentro do lago é o motivo da mortandade dos peixes e a proliferação das plantas aquáticas.
"É preciso tratar o esgoto que é despejado dentro do lago para evitar a poluição da água. Além disso, nessa época do ano, com as constantes chuvas muito material orgânico acaba indo parar dentro do lago o que também aumenta a poluição da água. Sem oxigênio os peixes acabam morrendo", disse o biólogo, Vitor Moreira.
Na manhã desta quarta-feira (3), equipes da Comdep estavam no local para realizar a limpeza do lago. Para o biólogo, a retirada das gigogas é importante para permitir a entrada de luz e oxigênio, mas ele ressalta que as plantas aquáticas voltam com o tempo, caso não haja um tratamento do esgoto que é lançado na água.
Quem mora na região lamenta o estado de abandono do lago. "Antigamente o Parque São Vicente era uma área nobre. Hoje em dia essa é isso aí que estamos vendo. Sujeira e abandono", disse uma moradora que preferiu não se identificar. Além das plantas aquáticas que tomaram o local, é possível ver muito lixo jogado ao redor do lago e também na pracinha. O mato também toma conta da área e as grades de proteção no entorno do lago apresentam sinais de desgaste, em alguns pontos estão enferrujadas e quebradas.
Segundo o biológo, os peixes podem voltar ao lago assim que a retirada das gigogas for feita. "Com luz e oxigênio a vida pode voltar ao lago", ressaltou Vitor. Uma placa instalada em uma árvore indica que a água está poluída e que por isso é proibida a pesca e também o banho. O lago fica localizado às margens da BR-040, há poucos metros do pórtico do Quitandinha.