• Pais protestam contra indicação de nova diretora em escola municipal no Centro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/12/2017 14:35

    Uma comissão de pais de alunos da Escola Municipal Maria Campos, no Centro, se reuniu na manhã desta quinta-feira (28), em frente à unidade para protestar contra a indicação da nova diretora do colégio. A eleição para escolha da nova diretora da escola, que deveria ter acontecido no dia 6, não foi realizada porque a Secretaria de Educação alegou que a única candidata à direção da Maria Campos foi impugnada. Sem outros candidatos, a Prefeitura indicou um nome, mas os pais querem recomeçar o processo de eleição para a escola, dando a chance de outros funcionários participarem do pleito.

    "Indicaram uma diretora que não faz parte do quadro da escola, que veio de outra unidade. Se impugnaram a candidatura de alguém que era da nossa confiança, que tinha uma história com os alunos e com a escola, por que não indicaram alguém aqui do colégio?", questionou Jaqueline Vicente, de 51 anos.

    De acordo com o edital de convocação da eleição que está no Diário Oficial do dia 27 de outubro, candidatos que tiveram processos administrativos nos últimos quatro anos não poderiam participar do pleito. A única candidata à direção da Escola Maria Campos respondeu recentemente a um processo administrativo, o que impossibilitaria a participação na eleição. O processo é referente à carne que estragou no freezer da escola em período de férias, entre 2014 e 2015. O freezer queimou após uma queda de energia, provocando o problema. Apesar de o inquérito não apontar culpados, houve, na época, indicação de ressarcimento aos cofres públicos. 

    Os pais dizem que não houve transparência por parte da Secretaria de Educação. Isso porque eles não tinham informações de que não haveria eleição para a unidade e que uma nova diretora seria indicada. "Era pra ser um processo democrático e é isso que queremos, diálogo. Não fomos informadas sobre a anulação da eleição e nem os motivos e agora ficamos sabendo dessa nova indicação. Queremos respostas e, principalmente, que a nova diretora da escola tenha uma ligação com a unidade", protestou Rosane Amaral, de 49 anos.

    A comissão de pais espera ser recebida pelo secretário de Educação, Anderson Juliano para solicitar um novo processo para eleição da diretora. "Ainda dá tempo de fazer outra eleição. Se a candidata que tem ligação com a escola não pode, outros funcionários podem se candidatar. Queremos conversar e manter um diálogo para que a nossa escola continue atendendo os nossos filhos da melhor forma. Essa escola é ótima e queremos manter a qualidade de ensino das nossas crianças", disse Adriana Carvalho, de 41 anos.

    A Escola Municipal Maria Campos atende alunos da educação infantil ao 9° ano do ensino fundamental. A unidade fica localizada na Rua Buenos Aires, no Centro. Em nota, a Prefeitura informou que a única candidata inscrita teve sua candidatura impugnada com base no Art. 10 da resolução nº 027, de 20 de outubro de 2017, que instituiu os procedimentos de eleição para diretores, conforme prevê a Lei 7.121 de 19 de novembro de 2013. Por conta disto, a Secretaria de Educação indicou uma nova diretora para a unidade de ensino. 


    Últimas