• Novos deslizamentos entre Spartaco Banal e Pedro Elmer

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/12/2017 16:30

    Após as fortes chuvas que caíram na noite de segunda-feira (25) muita lama e pedras rolaram de um encosta onde foi aberta uma ligação irregular entre a Pedro Elmer e Spartaco Banal, no Itamarati. A via ficou interditada e na manhã desta terça-feira (26) os próprios moradores fizeram a limpeza. A ligação foi interditada pela Prefeitura no meio do ano, mas as obras de contenção para evitar novos deslizamentos ainda não aconteceram.

    "Não sabemos mais a quem recorrer. Toda vez que chove a lama cobre a rua e invade as nossas casas. Precisamos que obras de contenção sejam feitas o mais rápido possível antes que uma tragédia aconteça", disse a moradora Lucimar During, de 67 anos. A lama e as pedras que rolaram pela encosta invadiram pelo menos cinco casas. 

    A ligação clandestina foi aberta em maio deste ano para beneficiar os moradores da Spartaco Banal. A via irregular tem cerca de 100 metros e além de íngrime apresenta rachaduras. Os moradores contaram que antes da abertura da rua, a passagem entre as duas localidades, era feito apenas por pedestres por uma escadaria. O acesso segundo eles era precário. "Esse morro era preservado, com as árvores e essa passagem que os moradores de lá usavam. Cortaram todas as árvores e com as fortes chuvas e sem uma obra de contenção toda a encosta corre riscos de desabar", disse Cristiane Vieira, de 40 anos. 

    A via aberta ilegalmenete fica atrás do clube Palmeira e da rua principal, no Itamarati, é possível ver o corte do morro. Segundo os moradores, o responsável pela obra, usou tratores, caminhões e retroescavadeiras para fazer a ligação. "Estão nos acusando de impedir os moradores lá de cima de ir e vir, isso não é verdade. A obra é irregular e está prejudicando quem vive aqui. A lama invade as nossas casas e não conseguimos sair porque as garagens e as ruas ficam fechadas. Queremos que a Prefeitura dê uma solução", protestou Cristiane.

    De acordo com os moradores, só este ano, foram cinco episódios de deslizamentos na região. Em todas as vezes a lama desceu da encosta e invadiu as casas. Na última segunda-feira, devido a erosão, pedras também rolaram e interditaram a via.  

    Últimas