Páscoa: produtos típicos ainda estão com preços acessíveis no mercado
Enquanto o preço dos ovos de páscoa ficaram caros e reduziram de tamanho pelas empresas fabricantes para atrair o consumidor, alguns produtos próprios do período da páscoa, como a canjica mantém um preço acessível a todos os consumidores. Conforme a pesquisa realizada pelo jornal, a média do preço do pacote de canjica de 500 gramas está em torno de R$ 2.
Mas, quem gosta de pesquisar e não tem preguiça em andar pode encontrar preços muito bons e ao final da compra conseguir uma boa economia. Além da canjica, ou melhor, do grão, a dona de casa para preparar este produto precisa comprar outros produtos como leite de coco, coco ralado e ainda leite condensado e juntamente todos estes produtos e outros ingredientes o custo final pode ser de R$ 11,46 e render uma panela de quatro filhos.
Mas, o almoço de páscoa não é feito de canjica, mas de outros produtos como arroz, peixe ou bacalhau e o preço do segundo não está nada bom. O bacalhau do porto Morthua na bandeja, mesmo com desconto no Extra está R$ 50,77. A opção para muitos, para não fugir a tradição do peixe na páscoa será optar pela sardinha que está em torno de R$ 6 no supermercado e nas peixarias.
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) de 15 de março de 2016 apresentou variação de 0,65% 1 , 0,03 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa registrada na última divulgação. Nesta apuração, três das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram decréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição partiu do grupo Habitação (0,19% para 0,03%). Nesta classe de despesa, cabe mencionar o comportamento do item tarifa de eletricidade residencial, cuja taxa passou de -2,64% para -2,97%.
Também registraram decréscimo em suas taxas de variação os grupos: Educação, Leitura e Recreação (0,33% para -0,01%) e Transportes (0,88% para 0,79%). Nestas classes de despesa, vale destacar o comportamento dos itens: passagem aérea (-4,66% para -13,00%) e tarifa de ônibus urbano (0,66% para 0,44%), respectivamente.
Em contrapartida, os grupos: Vestuário (0,03% para 0,43%), Alimentação (1,08% para 1,14%), Comunicação (1,01% para 1,20%), Despesas Diversas (1,80% para 1,89%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,69% para 0,70%) apresentaram acréscimo em suas taxas de variação. Nestas classes de despesa, as maiores contribuições partiram dos itens: roupas (0,00% para 0,63%), frutas (5,82% para 7,52%), tarifa de telefone móvel (1,81% para 2,29%), cigarros (3,73% para 3,95%) e produtos farmacêuticos (0,20% para 0,87%), respectivamente.