Defesa Civil ajudando a salvar vidas
A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias realizou nessa quinta-feira (21) uma campanha de doação de sangue para o banco que fica no Hospital Santa Teresa. Participaram 19 agentes e foram arrecadados mais de 10 litros, garantindo que 80 vidas sejam salvas. A ação faz parte das campanhas solidárias de Natal que o órgão municipal realizou em dezembro: além da doação de sangue, a Defesa Civil entregou 69 embalagens de leite em pó, entre latas e pacotes de 400 e 800g – totalizando 28 kg e 400g, para o Lar Nossa Senhora das Graças, em Corrêas, na última quarta.
Segundo a proposta da Defesa Civil, os funcionários foram convidados a participar e levar amigos e parentes. Como forma de incentivar a presença, além da folga obrigatória, quem compareceu ao evento ganhou outro dia de descanso, que será combinado de acordo com as demandas do órgão público. O secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz, foi um dos doadores. Ele ficou sensibilizado com a demanda do banco de sangue, que está com os estoques quase 40% abaixo do ideal.
“Esse é um número muito preocupante, já que estamos próximos a um feriado prolongado e as pessoas aproveitam para viajar, pegar a estrada por mais tempo e a captação diminui. Neste momento, todas as ajudam são bem-vindas”, disse Paulo Renato.
Alexandre Paladino, captador do Banco de Sangue, explicou que os estoques estão bem abaixo do ideal e que existe uma preocupação caso existe um acidente de grande proporção. “Atendemos a toda a rede pública e particular do município, o que exige um alto número de doações. O apoio da Defesa Civil é muito importante, já que além dos agentes, funciona como uma forma de multiplicar a informação dessa necessidade de doações”, afirmou.
Em 2017, a Defesa Civil fez a campanha de recolhimento de agasalhos, quando distribuiu 2.300 peças para instituições carentes do município; arrecadou chocolates, colaborando com a Páscoa da Sociedade Pestalozzi; distribuiu rosas em todos os lares de idosos da cidade no Dia das Mães, organizou a doação dos agentes no Banco de Sangue Santa Teresa no Dia Mundial do Doador de Sangue, além de entregar para a Creche Santo Antônio, da Paróquia de Santo Antônio e Santo Agostinho em Nogueira, 108 pacotes, totalizando 2.412 fraldas infantis.
“Uma das atribuições da Defesa Civil é estar próxima da população, mas não apenas no momento em que acontece a tragédia. Ao longo desse ano, conseguimos realizar campanhas importantes para quem mais precisa no município. O objetivo, para o ano que vem, é aumentar esse tipo de ação”, completou o secretário de Defesa Civil.