Opinião: Flamengo faz “Provão” nesta quarta contra o Independiente
Em cada canto do Brasil ela tem um nome, “prova final”, “provão”, “recuperação”. Trata-se da prova aplicada nos colégios e universidades de nosso país, para aqueles alunos que não conseguiram nota para passar durante o ano ou semestre letivo.
Em 2017, o Flamengo é aquele estudante que fez o básico, o famoso “passou raspando”. Mas para sua torcida, que diante de uma expectativa criada por eles próprios, pela cúpula que comanda o futebol, e por parte da imprensa (licença ao jornalista Nelson Ayres, que é o autor desta análise pertinente sobre a temporada do clube), o rubro-negro está devendo muitos pontos para ser aprovado. Porém para a professora “Nação”, o Fla está no “Provão”. Se quiser passar de série, precisa tirar 10 na “Prova Final”, hoje contra o Independiente. Os 40 milhões de professores já avisaram, não serão permitidos garranchos e “cola”, só se for no adversário para marcá-lo. Mas tem uma boa notícia, poderá ser feita em grupo de 11 pessoas, sendo a única exigência, que todos deem sua contribuição.
A matéria será toda de 2017, mas os rubro-negros podem estudar pela revisão, aqui vão alguns tópicos vistos no ano: San Lorenzo 2 x 1 Flamengo (17/05), Santos 4 x 2 Flamengo (26/07), Flamengo 1 x 1 Cruzeiro (07/09).
A prova terá duração de 90 minutos mas poderá ser estendida para 120 (se os cariocas vencerem por um gol de diferença, haverá prorrogação), o horário do início é às 21h45, o local, Maracanã.
Ainda em tempo, vale ressaltar, que diferente das avaliações tradicionais, nessa é proibido levar caneta. Só tragam no boletim o carimbo de Campeões da Copa Sul Americana 2017, provem que são bons alunos e prometam que no próximo ano, vão estudar.