• Petrópolis recebe evento sobre autoconhecimento e vedanta com atividades gratuitas de yoga e meditação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Festival será realizado pelo Instituto Vishva Vidya em parceria com o Consulado Geral da Índia e o apoio da Prefeitura.

    30/04/2022 11:19
    Por Redação Tribuna

    Petrópolis vai sediar de 19 a 22 de maio um dos maiores eventos de espiritualidade e autoconhecimento do Brasil com atividades gratuitas e pagas de yoga, meditação e outras práticas da tradição védica.

    O primeiro Festival de Vedanta e Autoconhecimento: um mergulho cultural em diferentes aspectos da Índia e sua filosofia espiritual vai ser realizado de 19 a 22 de maio, no Parque de Exposições, em Itaipava, das 7h às 18h.

    Segundo os organizadores, a entrada é gratuita, mas algumas atividades da programação são pagas.

    Além das práticas de yoga e meditação, o participante vai poder conferir apresentações indianas e indígenas, palestras, aulas de mantras e cursos sobre os conhecimentos da tradição védica, que beneficiam milhões de pessoas ao redor do mundo com uma vida mais leve e equilibrada.

    A expectativa é que o festival receba oito mil pessoas nos quatro dias de evento. Uma tenda principal vai abrigar palestras, aulas e práticas com professores de várias partes do mundo como Índia e Portugal. Outras tendas menores também vão contar com programações paralelas e com culinária vegetariana indiana e brasileira, de forma que os visitantes possam passar o dia todo no evento.

    Sobre a cultura

    A cultura indiana é baseada nos Vedas, por isso também é conhecida como tradição védica. Os Vedas são um livro de conhecimento milenar espiritual, sem cunho religioso. É deles que surgiram inúmeros conhecimentos que hoje são populares no mundo como astrologia, yoga, ayurveda, entre outros. “Vedanta é o nome do conhecimento mais profundo dos Vedas que fala sobre a emancipação do ser humano, sobre a jornada de vida de uma pessoa em busca da felicidade. Traz ferramentas para uma transformação pessoal, o que está disponível para todos que têm a mente aberta para essa busca espiritual”, conta o professor Jonas Masetti, um dos embaixadores da Tradição Védica na América do Sul e fundador do Instituto Vishva Vidya.

    Festival oferece diversidade

    O festival também tem o propósito de destacar a diversidade de conhecimentos, práticas e tradições dos povos originários de matrizes africana, brasileira, americana e da Índia. Vão ser apresentações e uma celebração da cultura ancestral de diversas civilizações. “A Mãe Índia estende sua mão à cultura ancestral indígena brasileira e também de outros povos, ajudando a expor seus valores e sua contribuição para a humanidade”, completou o professor Jonas.

    Últimas