• Policiais Militares de Petrópolis terão câmeras corporais no uniforme em maio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/04/2022 18:50
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    No próximo mês, o 26º Batalhão da Polícia Militar começará a atuar com as câmeras corporais em seus uniformes. O sistema faz parte do programa de transparência do Governo do Estado. A previsão é que até o fim de maio, policiais de Petrópolis e outros batalhões do 7º CPA, que atuam na região serrana do estado – 11ºBPM (Nova Friburgo), 30º BPM (Teresópolis) e 38º BPM (Três Rios), estejam com o equipamento em uso. 

    De acordo com o Governo do Estado, a disseminação da nova tecnologia possível após à primeira fase de testes realizada por policiais militares durante os festejos do Réveillon de 2021/22. Agentes que atuam na Operação Lei Seca, sob a coordenação da Secretaria de Governo, também estão usando o equipamento. No âmbito da Secretaria de Estado de Polícia Militar, todas as unidades operacionais convencionais do estado estarão utilizando 8 mil câmeras portáteis até o final do primeiro semestre deste ano. 

    “Essa tecnologia, além de garantir a transparência exigida pela sociedade, proporcionará aos agentes maior segurança jurídica em suas ações de patrulhamento e abordagem”, explica o governador Cláudio Castro. 

    O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, explica que o processo de implantação do novo equipamento na Corporação tem seguido normas técnicas estabelecidas com a empresa contratada. “O sistema demanda instalações adequadas para guardar os equipamentos, recarregar as baterias e armazenar as imagens, além do treinamento para capacitar os nossos policiais a utilizarem corretamente o equipamento”, disse o coronel Henrique. 

    A SEPM já definiu o cronograma de implantação. Até a segunda quinzena de maio, as câmeras estão sendo utilizadas pelos policiais militares do 1º CPA (Comando de Policiamento de Área) – o 2º BPM (Botafogo), 3º BPM (Méier), 4º BPM (São Cristóvão), 5º BPM (Praça da Harmonia), 6º BPM (Tijuca), 16º BPM(Olaria), 17º BPM (Ilha do Governador), 19º BPM (Copacabana), 22º BPM (Maré) e 23º (Leblon). 

    Do final de maio ao final de junho, as câmeras portáteis estarão em operação nas demais regiões, seguindo o cronograma traçado pela SEPM: 6º CPA, que atua nas regiões Norte e Noroeste do estado; 2º CPA, que atua em parte da Zona Norte e na Zona Oeste da capital; 4º CPA, responsável pelo Leste Fluminense; e 3º CPA, responsável pela Baixada Fluminense. 

    Últimas