• Prefeitura inicia entrega de cadeiras de rodas e próteses gratuitamente

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/12/2017 08:30

    Uma parceria firmada entre a Prefeitura e a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) está facilitando o acesso da população de materiais ortopédicos – órteses e próteses, e meios auxiliares de locomoção – muletas, cadeiras de rodas e andadores. Cinquenta pacientes cadastrados pela Secretaria de Saúde em outubro já começaram a receber os equipamentos. Luziane Fátima Rodrigues da Silva, mãe de um menino de 7 anos com hidrocefalia e deficiência visual, foi a primeira a ser atendida. Ela recebeu uma cadeira de rodas adaptada.

    “Eu quase não acreditei quando o telefone tocou. Era a funcionária da Secretaria de Saúde me avisando que a cadeira de rodas do meu filho chegou. Vocês não fazem ideia de como isso vai melhorar as nossas vidas, pois não é só o conforto do meu filho que vocês proporcionaram. É a chance de ele ter uma vida melhor”, emocionou-se.

    Na sexta-feira (08.12) 17 materiais ortopédicos foram entregues aos sete primeiros pacientes cadastrados pelo município. As demais entregas ocorrerão gradativamente ao longo do mês de dezembro e início de janeiro de 2018. Os materiais ortopédicos levam em média de 60 a 90 dias para ficarem prontos, pois são feitos sob medida.

    Luiz Carlos Schimith foi buscar uma cadeira de rodas para a mãe e elogiou o novo serviço. “Quando eu fiz o cadastro achei que fosse demorar, mas foi mais rápido do que imaginava. A cadeira é para a minha mãe, que tem 90 anos e fraturou as duas pernas. Ela está impossibilitada de andar. Agora ela vai poder interagir mais com a família. Nós só temos que agradecer”, disse.

    “O sistema de entrega, que antes era de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, agora é regulado pela Saúde, o que ampliou para mais de 100 os itens fornecidos, por estarem disponíveis na tabela SUS. Estamos dando um passo muito grande na assistência aos que estão nessas condições temporariamente, mas, principalmente, dando mais qualidade de vida aos portadores de deficiência”, avalia o secretário de Saúde, Silmar Fortes. Estima-se que 15% dos moradores de Petrópolis tenham algum tipo de deficiência. 

    Como solicitar os materiais ortopédicos:

    Para solicitar os materiais é preciso apresentar a prescrição de um médico, enfermeiro, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacionale a cópias dos seguintes documentos – cartão do SUS, Identidade, CPF, comprovante de residência e no caso de menores de idade – certidão de nascimento e a cópia dos documentos de identidade dos pais. A solicitação poderá ser realizada pelos usuários diretamente no setor de protocolo que funciona na Secretaria de Saúde das 8h às 16h30.

    A superintendente de Regulação, Controle e Avaliação, Adriana Vogel reforça que o acesso ao serviço de concessão de órteses, prótesese meios auxiliares de locomoção é feito por meio da Central de Regulação da Secretaria de Saúde. 

    “Tantos os que necessitarem de um equipamento pela primeira vez quanto os que precisarem trocar o que tiver em uso terão que apresentar a prescrição. No caso de pacientes internados, o próprio médico que atende o paciente faz o encaminhamento para os familiares apresentarem junto à Secretaria”, explica Adriana Vogel.

    Para esclarecer dúvidas basta ligar para a Unidade Básica do Quitandinha pelo telefone (24) 2246-3088 ou (24) 2246-9195 todas as sextas-feiras de 8h às 16h30. “A população poderá ligar ou então ir pessoalmente à unidade para esclarecer as suas dúvidas. Temos profissionais na UBS preparados para orientar sobre o processo. O principal objetivo com a regulação dos materiais ortopédicos é dar ao paciente maior independência e autonomia em todos os aspectos de sua vida”, informa a superintendente de Atenção à Saúde, Fabíola Heck.

    Últimas