Império de Petrópolis faz desfile simbólico em homenagem às vítimas da tragédia
Depois de dois anos sem desfiles por conta das restrições da covid-19, o ano de 2022 estava sendo muito aguardado pela equipe da Escola de Samba Império de Petrópolis, porém, com a tragédia que aconteceu no munícipio em fevereiro e março, o desfile tão aguardado foi cancelado.
A Escola era a quarta a desfilar pela Super Liga do Brasil carnavalesco, na Intendente Magalhães, no grupo série bronze. Para não ser penalizada por não participar, o presidente, Mestre Ivo, organizou um desfile simbólico que emocionou todos os que estavam presentes. Segurando uma faixa escrito “Abrace Petrópolis” e ao som do surdo, eles desfilaram na passarela popular da Intendente Magalhães.
“Esse foi o desfile que a gente realizou, no peito e na raça, com respeito as pessoas que perderam seus parentes e suas casas”, disse Mestre Ivo. O grupo não perdeu material do desfile, mas perderam apoiadores, patrocinadores e até alguns integrantes que, infelizmente, se foram com a tragédia.
No próximo ano, a Escola desfila pelo mesmo grupo, Mestre Ivo explica que organizar e desfilar tem sido um desafio e que tem feito tudo por conta própria, sem medir esforços. “A gente não vê um investimento no carnaval da cidade, a maior festa popular do mundo. Para fazer carnaval em Petrópolis é muito difícil”, desabafa. Para o próximo ano, o presidente da Escola conta com apoio da Prefeitura através do IMC – Instituto Municipal de Cultura, do TurisPetro, dos amigos e empresários.
Em 2023, a Escola Império de Petrópolis buscará o acesso para o grupo série prata e ficará a um passo de ir para a tão sonhada Marques de Sapucaí. “O nosso sentimento é de dever cumprido, de respeitar a população que sofreu em nossa cidade. E com a certeza de que vamos, no ano que vem, fazer um grande desfile e subir para o grupo série prata e ficar a um passo da Marques de Sapucaí. Ficamos triste sim, mas feliz pois fizemos nossa parte”, finaliza.