• Exposição de cartas originais de Dom Pedro II será aberta

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/12/2017 09:11

    A exposição “Missivas imperiais: cartas de Dom Pedro II” será aberta hoje, no Museu Imperial pelo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão. A mostra conta com cinco cartas originais do imperador brasileiro que foram doadas pelo presidente russo, Vladimir Putin ao presidente Michel Temer, durante visita oficial á Rússsia em junho deste ano. 

    O público poderá ter acesso às cartas a partir de terça-feira. A mostra segue no Museu Imperial até o dia 4 de março de 2018. Entre os documentos está uma carta oficial de Dom Pedro II ao cardeal Giuseppe Bofondi, secretário de Estado da Santa Sé, no pontificado do Papa Pio IX, datada de 30 de junho de 1862. Também está na exposição carta oficial endereçada ao cunhado do imperador, o príncipe Francesco di Paola Luigi Emanuele de Bourbon-Duas Sicílias, conde de Trápani, datada de 30 de maio de 1855, felicitando o pelo nascimento da filha.

    Carta enviada por Dom Pedro II, em 20 de julho de 1890, ao membro do Instituto da França René François Armand (Sully) Prudhomme complementa as novas peças do acervo do museu. No texto, o imperador manifesta interesse em obter uma cópia do poema Le Bonheur. A resposta de Prudhomme, datada de 26 de julho de 1890, já fazia parte do arquivo do Museu Imperial, desde 1948, quando foi doado pelo príncipe Dom Pedro Gastão de Orléans e Bragança, bisneto do imperador. O autor do poema Le Bonheur foi o primeiro ganhador do prêmio Nobel de Literatura.

    O Museu Imperial foi criado pelo presidente Getúlio Vargas e aberto à visitação pública em 16 de março de 1943 com um significativo acervo e uma diversificada exposição. O prédio onde está sediado,do antigo Palácio Imperial de Petrópolis, foi adquirido pela união em 1939. Ao longo das últimas sete décadas, acumulou expressivos conjuntos documentais, bibliográficos e de objetos, totalizando um acervo de cerca de 300 mil itens.



    Últimas