• Futebol nas categorias de base tem início em maio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • LPD anuncia datas, fórmula de disputa e regulamento da competição

    13/04/2022 09:52
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O futebol de campo nas categorias de base já tem data para começar: a bola desfilará pelos gramados petropolitanos a partir de maio, com disputas do sub-11 ao sub-17. Entidade responsável pela organização dos campeonatos, a Liga Petropolitana de Desportos (LPD), definiu, na última semana, em conjunto com os clubes participantes, a data de início, fórmula de disputa e regulamento das competições.

    As categorias sub-11 e sub-13 terão início no dia 15 de maio, com jogos sendo realizados com intervalo de 15 dias. Já as disputas no sub-15 e sub-17 começam no dia 22 de maio, também com intervalo de 2 semanas entre uma rodada e outra.

    EC Vera Cruz, Serrano FC, Laginha FC, EC Cascatinha, Boa Esperança FC, Itaipava EC, Carangola FC, EC Corrêas e AM Osvaldo Cruz disputarão a competição na categoria sub-17. No “quinze”, com exceção do Itaipava EC, as mesmas equipes disputarão a competição. Já no sub-11 e sub-13, além da equipe de Itaipava, o Carangola ficará de fora da competição nestas categorias.

    O destaque entre as equipes fica por conta do Itaipava EC, clube recém-fundado e que disputará pela primeira vez na história uma competição organizada pela LPD. Já a AM Osvaldo Cruz vai disputar as competições da Liga pelo segundo ano consecutivo, após o clube realizar a sua filiação como convidada no ano passado.

    De acordo com a fórmula de disputa, em todas as categorias as equipes se enfrentarão em turno único durante a fase classificatória. Os dois primeiros colocados avançam para as semifinais. As equipes do terceiro ao sexto lugar se enfrentarão em jogos únicos de “pré-semifinais” (3ºx6º e 4ºx5º), para definição dos últimos dois semifinalistas. O terceiro e quarto lugar jogarão em casa. Em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis.

    Quem vencer no confronto entre o terceiro e o sexto colocado, jogará com o segundo da fase classificatória. O primeiro colocado do geral enfrentará nas semis o vencedor da disputa entre o quarto e o quinto. As semifinais serão disputadas em dois jogos, com vantagem de decidir em casa e empate no placar agregado para os dois melhores da primeira fase. Na final, a equipe de melhor campanha na fase classificatória, decide em casa com vantagem do empate no placar agregado.

    Uma mudança importante no regulamento da competição acordada pelos clubes foi em relação ao número de atletas de fora da cidade por equipe. No sub-11, atletas que não nasceram ou não moram em Petrópolis, não poderão disputar o campeonato. No sub-13, será permitida a participação de 3 atletas de fora da cidade. Já no sub-15 e sub-17, não haverá restrição.

    Nos próximos dias será divulgada a tabela da competição, com a definição dos confrontos em cada rodada.

    Últimas