• Tedx Petrópolis reúne cerca de 100 pessoas em ciclo de palestras

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/11/2017 09:55

    A Cidade Imperial, polo tecnológico do estado, recebeu no sábado (24.11) a 2ª edição do Tedx Petrópolis, ciclo de palestras que abordam temas tecnológicos, científicos e sociais, no formato Ted, que já atingiu mais de 50 milhões de pessoas ao redor do mundo. O evento, que contou com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, contou com a presença de 100 pessoas, entre estudantes (de ensino médio e superior), empresários do setor de tecnologia e professores – sem contar com os espectadores da transmissão ao vivo, realizada no site do Tedx. O evento foi realizado na sede do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Quitandinha.

    Ted (sigla que significa tecnologia, entretenimento e design) é uma organização sem fins lucrativos que organiza conferências anuais desde 1990, convidando os principais pensadores do mundo a seu palco, para falarem por exatamente 18 minutos cada. Todas as edições tem como base o lema “Ideias que merecem ser espalhadas”, abordando tecnologia, ciência e sociedade. O Tedx é um programa de eventos locais, que une pessoas para compartilhar uma experiência ao estilo Ted. A marca x identifica o evento como de organização independente. Atualmente, a iniciativa alcança mais de 50 milhões de pessoas, em 150 países. O Tedx Petrópolis é um programa idealizado com o objetivo de incluir ainda mais Petrópolis na atmosfera cultural, cientifica e tecnológica do país. 

    “Tedx é uma das propostas mais interessantes do mundo, pois em menos de 20 minutos se adquire um grande conhecimento sobre cada assunto tratado. Como Petrópolis respira tecnologia, é de extrema importância apoiarmos e prestigiarmos este tipo de iniciativa, que só tem a agregar à cidade. Somos um polo de tecnologia, e cada vez mais empresas têm intenção de se instalarem na cidade. Na esfera atual, onde empresas pequenas crescem em um espaço pequeno de tempo, nossa tarefa é democratizar a informação, mostrando ao jovem que ele tem espaço em nossa cidade, não necessariamente em locais já existentes, mas sim criando o seu próprio emprego, e por isso nosso forte investimento na área de Empreendedorismo. São novos conceitos que visamos implantar em Petrópolis”, destaca o subsecretário de desenvolvimento econômico Fernando Pessoa, que marcou presença no evento.

    As inscrições do Tedx Petrópolis foram abertas no dia 25.10, com as palestrantes sendo divulgados posteriormente. As cem vagas disponíveis foram distribuídas entre estudantes universitários e de ensino médio, professores e empresários de tecnologia, que lotaram o auditório da LNCC no sábado.

    “Não conhecia o Tedx, e estou muito feliz por ter a oportunidade de participar. Como são tantos temas diferentes, em diversas vertentes, é impossível escolher um preferido. Adorei tudo!”, disse a estudante de engenharia mecânica Jéssica Freire, de 21 anos.

    O evento foi dividido em três blocos: Tecnologia, Ciência e Sociedade. No primeiro, foram abordados assuntos como Internet 4.0 e movimento maker. O segundo tratou da radiação síncroton, suicídio, entre outros, e o terceiro bloco falou sobre fake news, transexualidade e a necessidade de novas utopias na sociedade atual. Parte do segundo bloco, a médica e pesquisadora Adriana Bonomo falou sobre o assunto “Câncer e sistema imune: Parceiros ou rivais?”, alvo da equipe de pesquisa de combate ao câncer da Fundação Oswaldo Cruz, Fio-Câncer, coordenada por Adriana.

    “É maravilhoso poder levar informações à todos, não tem nada melhor. Poder divulgar o trabalho que estamos fazendo é muito gratificante e uma forma de captar fundos para nossas pesquisas, então é uma honra ter esta oportunidade. Nunca participei do Tedx, e estou muito tensa devido ao tempo limitado, mas acredito que vá correr tudo bem”, destacou Adriana.


    Últimas