Feriadões prometem movimentar o turismo em Petrópolis
Ocupação da rede hoteleira ultrapassa 90% nos finais de semana
Nas últimas semanas, a movimentação de turistas em Petrópolis já foi intensa, devido à realização de dois eventos de Mountain Bike: a Copa Internacional e a Copa do Mundo, ambas no Vale do Cuiabá. Mas não para por aí. As próximas duas semanas com feriados prolongados e uma programação religiosa e de lazer vão fazer o mês de abril ficar marcado como um dos mais movimentados no calendário turístico da cidade. A previsão é que Petrópolis tenha ocupação hoteleira de mais de 90% nos próximos finais de semana. Agora, o setor que garante oito mil empregos diretos, se prepara para a Semana Santa (de 15 a 17) e para o Feriado do Tiradentes e São Jorge (21 a 24).
Turismo religioso
O turismo religioso vai estar em alta com programação nas 21 paróquias da cidade na Semana Santa. Celebrações com a presença de corais e as procissões atraem fiéis da cidade e de outros municípios na semana mais importante do ano para os católicos.
Petrópolis tem mais de 100 igrejas e capelas católicas, a maioria abertas a turistas. A cidade também possui templos de diferentes religiões como uma igreja luterana, um parque de orixás, uma mesquita e o Vale do Amor, ao ar livre, que reúne múltiplos espaços de diferentes crenças.
“Petrópolis é um convite ao encontro introspectivo, na busca de paz ao mesmo tempo em que propõe espaços ao ar livre que promovem integração com a natureza, além de programas para as famílias, fazendo todo um ciclo de paz, amor e confraternização”, afirma o presidente do Petrópolis Convention, Fabiano Barros.
E ainda tem o Rock the Mountain
E ainda rola o Rock the Mountain nos dois finais de semana de feriadão (16 e 17 e 23 e 24) no Parque de Exposições em Itaipava, com mais de 100 atrações musicais e nomes como Caetano Veloso, Gal Costa, Teresa Cristina, Marina Sena, Majur e Djavan.
“A expectativa é de um público alto, mas fluido em quatro dias de shows proporcionando conforto e agitação sob medida, um bom programa para movimentar o turismo na cidade. A rede hoteleira está bem cheia em função do Rock The Mountain, assim como começou o mês em alta com as reservas feitas para as competições de Mountain Bike que aconteceram em Itaipava”, comemora Fabiano Barros.
O Petrópolis Convention & Vistors Bureau é uma agência de fomento ao turismo que tem mais de 140 associados entre hotéis, restaurantes, bares e prestadores de serviço. E hoje a rede hoteleira da cidade tem 118 meios de hospedagem e 6,3 mil leitos.
Semana Santa e Programação Religiosa
A Catedral de São Pedro de Alcântara, símbolo maior do catolicismo na cidade e um dos principais pontos turísticos, terá programação especial. Nesta quarta (13) celebra missa às 8h e, às 20h, realiza a Procissão Encontro de Nossa Senhora das Dores (da Igreja do Rosário) e Senhor dos Passos (da própria Catedral).
A agenda religiosa prossegue quinta, às 9h, com a Missa dos Santos Óleos e, às 19h30, com a missa da Ceia do Senhor. Na sexta, a partir das 9h, será realizada uma vigília e, às 15h a celebração da Paixão do Senhor. No sábado, a Vigília Pascal começa às 19h30.
A Catedral, que recebe obras de revitalização, não restringiu as visitas mesmo durante as intervenções. O público é bem vindo de 9h às 17h, de terça domingo, com entrada franca.
A programação completa de Semana Santa de todas as paróquias que compõe a Diocese de Petrópolis estão listadas no site da instituição em https://diocesepetropolis.com.br/especiais/programacao-da-semana-santa/
‘Mountain’ tá na moda e também é Rock
Inspirado no Coachella, realizado na Califórnia e no inglês Glastonbury, o Rock the Mountain, une a boa música em um espaço verde – o principal parque da cidade em meio à Mata Atlântica – uma proposta de harmonia com a natureza, comida vegetariana e ainda marcas diferenciadas de roupas e acessórios.
O festival conta com seis palcos, área de alimentação, instalações de arte, horta e área de reciclagem. O festival ainda promove a compensação da emissão de carbono com o plantio de mudas de árvores em parceria com a ONG Projeto Água. A sustentabilidade é uma preocupação dos organizadores que só permitem os eco-copos (sem copos descartáveis) e promovem educação ambiental junto à comunidade local, inclusive durante festival.
Com edições sendo realizadas desde 2015, o festival este ano conta ainda com bungee jump, balão tripulável e tirolesa. O festival doa R$ 2,00 a cada ingresso vendido para a campanha #RespectTheNature, voltada para ações de sustentabilidade.
Alceu Valença, Marina Lima e Marcos Valle são presenças no festival assim como nomes da atualidade como BaianaSystem, Criolo, Djonga e Tropkillaz.
Programação, informações e ingressos no Instagram do evento @rockthemountain e no site www.rockthemountain.com.br