Dinheiro de obras em Petrópolis foi arrestado
O projeto de continuidade da obra de enterramento da fiação elétrica no lado ímpar da Rua do Imperador pode não sair do papel. Isso porque o dinheiro proveniente de empréstimo do Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi arrestado, por ordem da Justiça, no início do ano, devido a dívidas do Estado. O bloqueio do dinheiro, segundo o governo estadual, impediu que as intervenções, paralisadas desde janeiro, voltassem a ser realizadas . Apesar disso, a Prefeitura de Petrópolis anunciou em várias ocasiões que as obras estavam sendo realizadas.
Em um dos anúncios o governo afirmou inclusive que o enterramento estava ocorrendo em duas frentes: o prosseguimento da ligação dos dutos às fachadas das lojas, e o trabalho de passagem dos canos subterrâneos pela empresa contratada pelo governo do estado para o serviço.
Após oito anos de espera o projeto orçado em R$ 6,6 milhões continua incerto, e com parte do Centro Histórico visualmente poluído pela enorme quantidade de postes e fios na Rua do Imperador lado ímpar.
De acordo com o Governo do Estado, para que exista possibilidade de as obras serem retomadas houve a necessidade de solicitar a prorrogação do prazo de execução do programa por mais dezesseis meses. O Estado solicitou o aumento do prazo ao Ministério do Planejamento, em janeiro de 2017, sendo sua liberação condicionada pelo Governo Federal à aprovação do Plano de Recuperação Fiscal do Estado do Rio de Janeiro, que foi homologado em setembro deste ano. Mas até o momento, o Estado aguarda a autorização da Secretaria de Tesouro Nacional para que o programa e consequentemente as obras sejam retomadas.
Ainda precisam ser realizadas pelo menos três etapas da obra de enterramento, são elas: a conclusão da ligação da baixa tensão aos imóveis, instalação das chaves de rede e, finalmente a remoção de postes, transformadores e cabeamento aéreo. Ainda de acordo com o Estado, caso a Secretaria de Tesouro Nacional autorize a prorrogação e liberação da verba, as obras serão retomadas no dia seguinte a assinatura do contrato com a empresa responsável pela intervenção. A resposta definitiva sobre essa liberação está prevista para ser anunciada na próxima semana.