Universitários atuarão em programa para impedir construções irregulares
A Prefeitura lançou ontem (23), na Casa dos Conselhos Augusto Zanatta, na Avenida Koeller, o programa SOS Chuvas, que tem como objetivo impedir o avanço das ocupações e construções irregulares na cidade, reduzindo os prejuízos causados pelas chuvas de verão. O projeto é em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estácio de Sá (Unesa) e a Universidade Católica de Petrópolis (UCP), que vão disponibilizar estagiários voluntários para trabalhar em três áreas: Defesa Civil, Obras e Meio Ambiente. Até o momento, 50 universitários estão inscritos e começam o treinamento na próxima segunda-feira (27). O trabalho em campo vai ser iniciado dia quatro de dezembro.
“A Defesa Civil vai realizar ações educativas, divulgando informações simples que reduzem os riscos nas comunidades. Obras e Meio Ambiente trabalham especificamente com as denúncias de obras irregulares. Com essa medida, queremos que a população ajude a fiscalizar a nossa cidade”, explica o prefeito Bernardo Rossi.
As ações do programa são divididas em três eixos: Articulação e Mobilização Comunitária; Fiscalização e Controle da Ocupação Desordenada e Fiscalização e Revegetação. Cada setor da prefeitura vai utilizar os universitários dentro da sua atribuição, sempre acompanhado de um responsável técnico.
"É um programa inédito que vai construir uma cidade resiliente por meio de uma cultura de prevenção", ressaltou o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz. “Os estagiários serão treinados para realizar visitas nas comunidades e nas casas dos moradores com o objetivo de disseminar dicas de autoproteção contra os desastres e de transmitirem orientações para construções seguras, acondicionamento correto do lixo, e empoderamento comunitário para que auxiliem o poder público na fiscalização de novas construções irregulares”, explicou o secretário, lembrando que será criado um disque-denúncia no Núcleo de Fiscalização de Obras Particulares para que a comunidade possa contribuir.
Para Carlos Henrique Lisboa, pró-reitor administrativo adjunto da UCP, o programa vai beneficiar principalmente a população. “Ficamos honrados em participar desse programa. Além disso de beneficiar a população, para os nossos alunos, será uma grande oportunidade de colocar a mão na massa. O aprendizado para eles será importante para o crescimento profissional de cada um. Esperamos contribuir para um futuro melhor do município”, afirmou.
Também participaram do lançamento do programa SOS Chuvas, o vice-prefeito Baninho, os secretários Chefe de Gabinete, Renan Campos; de Assistência Social, Denise Quintela; de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Djalma Januzzi; de Educação, Anderson Juliano; de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini; dos presidentes da Comdep, Wagner Silva e da CPTrans, Maurinho Branco; do coordenador Planejamento e Gestão Estratégica, Roberto Rizzo; do Superintendente de Esportes e Lazer, Hingo Hammes, além de representantes da UFF, UERJ, Estácio, UCP e da Polícia Militar.