• Cartão Imperial desliga 1.063 pessoas que recebiam benefício irregularmente

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/11/2017 14:55

    Dados da Secretaria Municipal de Assistência Social mostram que, apenas este ano, de janeiro a outubro, 1.063 pessoas que recebiam mensalmente R$ 70 do Cartão Imperial foram desligados do programa por não comprovarem a situação de vulnerabilidade social, de insegurança alimentar e/ou nutricional. E esse número pode aumentar: a Prefeitura está recadastrando beneficiários do programa, mas vem encontrando dificuldades por conta do não comparecimento das famílias. Todas as 4.577 pessoas cadastradas ao programa terão que atualizar os dados, comprovando que se enquadram nos critérios do Cartão Imperial.    

    O recadastramento está sendo feito por região. Agora, o trabalho chegou à metade do cronograma previsto para atender os moradores da Estrada da Saudade, Machado Fagundes e Boa Vista. Na região, 369 famílias recebem o benefício, mas apenas 166 se recadastraram. O prazo termina no dia 1º de dezembro. A refeitura está mobilizando os moradores para que compareçam na LBV – Legião da Boa Vontade localizada na Rua Luiz Pelegrini, 128, Estrada da Saudade, das 9h às 16h, a fim de realizar o cadastro e manter o recebimento do benefício dentro do prazo.

    O processo teve início no dia 23 de outubro e foi dividido em ordem alfabética para que contemplasse toda a região até dezembro. A Prefeitura vai manter ativo o benefício dos que comprovarem a situação de vulnerabilidade social, de insegurança alimentar e/ou nutricional para manter o recebimento de R$ 70 mensais. A convocação dos beneficiados vem sendo realizada junto aos Centros Comunitários, unidades de Saúde e igrejas da região.

    “Esperamos que os beneficiários não deixem para a última hora. Por ser uma região muito populosa nós dividimos o recadastramento em ordem alfabética, mas se por um acaso a pessoa perdeu a data prevista, ela pode realizar o cadastro em outro dia, o importante é não deixar de se recadastrar”, explica Denise Quintella, secretária de Assistência Social, que aproveitou para agradecer a Legião da Boa Vontade que disponibilizou o espaço para realizar o processo. 

    Como se recadastrar?

    O recadastramento do Cartão Imperial garante o recebimento do benefício aos atendidos que estejam dentro dos critérios do programa, ou seja, que comprovem situação de vulnerabilidade social e estejam devidamente cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Caso a família não atualize os dados, o benefício é inicialmente bloqueado para que a pessoa entre em contato com a Secretaria de Assistência Social para regularizar o cadastro. 

    A Secretaria de Assistência Social disponibiliza uma equipe para convocar as famílias por telefone. Para fazer o recadastramento, o usuário deve levar documento de identificação, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho ou comprovante de renda, certidão de nascimento dos filhos menores, comprovante de escolaridade e carteira de vacinação dos menores de 10 anos. 

    Pessoas com deficiência ou portadores de doença crônica devem apresentar laudo ou comprovante de acompanhamento médico. 

    Em casos de dúvidas, os moradores podem entrar em contato pelos telefones (24) 2233-8109 e 2233-8110.

    Recadastramento

    A Prefeitura já conseguiu recadastrar 3.080 famílias de janeiro a outubro deste ano. Com a finalização do processo deste ano, a Secretaria de Assistência fará uma análise dos cadastros a fim de localizar novamente as famílias que não procuraram os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para realizar o recadastramento.

    “O desligamento não é automático, primeiramente o benefício é bloqueado, então a família que não conseguir sacar o valor do benefício deve procurar uma unidade do CRAS mais próxima de sua residência ou o atendimento junto à Secretaria localizada no Centro Administrativo da prefeitura na Avenida Barão do Rio Branco para avaliar o cadastro”, afirma Denise Quintella. 

    O recadastramento segue o seguinte cronograma:

    22 a 24 de novembro – Letras N, O, P. Q e R

    27 a 29 de novembro – Letras S, T e U

    30 de novembro a 01 de dezembro – Letras V, W, X, Y e Z



    Últimas