Chuva atrapalha planos de lojistas e deixa os pontos turísticos vazios
A chuva atrapalhou o dia dos comerciantes que pretendiam faturar na segunda-feira de feriado prolongado. Apesar da autorização para o funcionamento das lojas, o mau tempo fez com que poucas abrissem as portas. Nas ruas Teresa, 16 de Março e Imperador quase todos os estabelecimentos permaneceram fechados durante todo o dia e pouca gente parou para olhar as vitrines. Nos pontos turísticos, o movimento também ficou muito aquém do esperado. O local que reuniu o maior número de visitantes foi o Palácio de Cristal, devido à realização do último dia da 5° edição da Festa da Cultura Afro-Brasileira.
Este ano, o evento ganhou uma nova roupagem e buscou atrair o público jovem, com temas contemporâneos e diferentes atrações, como dança, teatro, oficinas e apresentações musicais. Promovida pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), em parceria com o Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), a festa teve como tema a “Apropriação e Empoderamento da População Negra”.
Segundo a presidente do Compir, Edna Queiroga, o evento, apesar da chuva foi um sucesso. O maior movimento foi registrado no domingo. “Foram muitas atrações, para todos os públicos. É uma satisfação enorme poder fazer parte de uma festa tão importante como essa e ver o reconhecimento do público é ainda mais especial”, afirmou.
A festa foi encerrada ontem, no Dia da Consciência Negra, com caminhada do Palácio de Cristal até a Praça da Liberdade, onde está o busto de Zumbi dos Palmares. Uma solenidade marcou a homenagem ao último líder do Quilombo dos Palmares.
O Museu Imperial, principal ponto turístico visitado na cidade, também apresentou um número tímido de visitantes, em comparação aos dias habituais de feria dos prolongados. Por ter funcionado na segunda-feira (quando tradicionalmente não funciona), hoje o palácio ficará fechado para manutenção.