• Motoristas cobram aviso antes de trecho onde velocidade máxima é de 30 km/h na BR-040

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/11/2017 10:45

    A falta de sinalização está complicando a vida dos motoristas que passam pela BR-040, próximo ao trecho que foi duplicado por conta da interdição de pista na região do Bingen. Placas de trânsito confundem os condutores com os limites de velocidade e obrigam o motorista a trafegar a 30 km/h bem perto de um radar eletrônico, pegando muita gente de surpresa. 

    A confusão começa no início da reta onde o radar está localizado. A 100 metros do equipamento há uma placa informando velocidade máxima de 50 km/h. Poucos metros à frente há duas outras placas informando velocidade máxima de 40 km/h. Bem ao lado do radar há outra placa indicando o limite de apenas 30 km/h.

    Confusos com a sinalização, muitos motoristas acabam freando bruscamente ao se surpreenderem com a placa regulamentando os 30 km/h, o que pode acabar provocando um acidente. “Isso é um absurdo Eles vão reduzindo a velocidade de 20 em 20 metros e isso não nos dá nem tempo de pensar. Já que têm que fazer isso, por que não colocam placas antes, alertando os motoristas para que fiquem atentos no trecho e antecipando que a velocidade será reduzida. Não fazem isso”, declarou, irritado, o motorista Paulo Kappaun.


    A mão dupla 

    Por conta da interdição nos km 81 e 82 da rodovia, na pista sentido RJ, o sentido contrário opera em mão dupla, entre o km 81 (logo após o túnel do Quitandinha) e o km 78 (sentido JF). O trecho tem três quilômetros e acaba com a necessidade de desvio pela Duarte da Silveira. 

    Para quem trafega no sentido Rio de Janeiro, o acesso ao trecho de mão dupla se dá na altura do km 80/ RJ, citado na reportagem, onde fica o radar. O tráfego segue em mão dupla até o retorno existente pouco antes do túnel do Quitandinha. O acesso e a saída desse trecho passaram pelas adequações de necessárias. 

    A adequação também permite que ônibus municipais que atendem moradores do Contorno possam continuar circulando. O trecho em mão dupla não permite ultrapassagens e a velocidade está limitada a 50km/h. 

    Quem vem, em veículos leves, de Juiz de Fora/Itaipava em direção a Petrópolis deve acessar o Bingen virando à direita, no trecho final da mão dupla.



    Últimas