Após novo deslizamento, Rua Washington Luiz é novamente fechada para passagem de ônibus
Um novo deslizamento na Rua Washington Luiz, na madrugada deste domingo(03), fechou novamente a via para passagem de veículos. A informação foi confirmada pelo Setranspetro. Nesta semana, a Tribuna noticiou o risco que a via apresenta devido aos vários deslizamentos que ocorreram no dia 15 de fevereiro e 20 de março. A via foi liberada pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) para o tráfego de veículos de transporte coletivo, sem a vistoria técnica da Defesa Civil.
Neste domingo, o Setranspetro confirmou que as linhas que estavam utilizando o corredor liberado pela CPTrans não estão passando pelo local. Assim como o boletim de trânsito da Prefeitura, divulgado às 11h15, também já informava que a via está totalmente interditada. A Tribuna questionou a Prefeitura sobre a vistoria e sobre a passagem dos veículos pelo trecho, e aguarda resposta.
A Rua Washington Luiz foi parcialmente destruída pela chuva de fevereiro, e a situação foi agravada com a chuva de março. Há trechos que estão sinalizados pela Secretaria de Infraestrutura e Obras do Estado, que iniciou as primeiras intervenções e demarcações para obras, no entanto trechos onde houve deslizamentos, não estão sequer sinalizados.
A Tribuna tem acompanhado a situação da via. Em vários episódios, passageiros com quem a reportagem conversou relatam o medo de passar pelo trecho, que é acesso para mais de dez linhas de ônibus que atendem o Quitandinha. Há um trecho da via, já bem estreito, em que os ônibus passam – há 25km – sobre a trepidação dos buracos onde estão posicionados os tapumes.
Após os questionamentos da reportagem, nesta semana, a Prefeitura esclareceu que a via em nenhum momento foi interditada pela Defesa Civil após a tragédia. E disse que a via foi, de fato, fechada porque não havia condições de circulação de veículos devido à queda de barreiras e aos estragos na pista causados pelas chuvas. E disse ainda que com a obra de recapeamento realizada pela Secretaria municipal de Obras, a via voltou a poder receber veículos.
Em resposta à Tribuna, a Prefeitura informou que devido às chuvas da madrugada de sábado para domingo, a CPTrans e o Setranspetro, por precaução, interditaram o trânsito da Rua Washington Luiz.
Na tarde de domingo, a Defesa Civil informou que não houve deslizamentos secundários e o Departamento de Obras Particulares intimou a síndica do condomínio Quinta de Altiora. De acordo com a Prefeitura, a síndica informou que já contratou a empresa que fará o projeto básico, a sondagem e a obra de contenção. A partir de amanhã(04), a Washington Luiz volta a funcionar como faixa exclusiva para ônibus, táxis e veículos escolares.
*Matéria atualizada às 20h39, para inclusão do posicionamento da Prefeitura.